O Dorsal Atlântica (Banda pioneira da cena do Thrash Metal no Brasil), gravou entre 23 e 25 de abril de 1986 seu primeiro álbum oficial chamado ANTES DO FIM, o disco em questão é extremamente essencial para quem gosta (assim como eu), de metal nacional. O disco veio repleto de clássicos como Caçador Da Noite, Guerrilha e HTLV-3, porem hoje falarei um pouco sobre o real fato contado na música “Joseph Mengele”.
Josef Mengele que nasceu em 16 de março de 1911 foi um médico alemão que atuou durante o regime nazista, Mengele foi o médico chefe da principal enfermaria do campo de Birkenau, que fazia parte do complexo Auschwitz. Apesar de ter ficado bem famoso, o “doutor” não era o chefe da parte medica de Auschwitz, acima dele ainda tínhamos os médicos Eduard Wirths e Hilario Hubrichzeinen.
O campo de concentração Auschwitz abrigou os maiores e mais bizarros experimentos realizados em humanos durante a segunda guerra mundial, os prisioneiros eram submetidos a várias experiências que segundos os nazistas ajudariam na guerra desenvolvendo novas armas, além auxiliar na recuperação de militares feridos, e servir de base para o avanço da ideologia racial apoiada pelo Terceiro Reich.
Carlos “Vândalo” Lopes canta de forma forte alguns desses atos praticados por Mengele, um exemplo é a parte que recita sobre os experimentos em gêmeos:
“Não encontrou resposta nos gêmeos mortos
ZS marcado no peito
Direto para a dissecação”
O trecho é uma referência a experiência “cientifica” que consistia em costurar gêmeos em conjunto para tentar criar gêmeos siameses, o objetivo era mostrar as semelhanças e diferenças na genética e na eugenia de gêmeos, e também testar o corpo humano para ver se ele era manipulável. Cerca de 1.500 gêmeos foram usados nesses experimentos, no qual menos de 200 sobreviveram, os sobreviventes por sinal acabavam sendo assassinados para dissecação.
Devido aos inúmeros óbitos provindos das mãos do “doutor”, o sádico ganhou o apelido de “anjo da morte”, na música uma parte marcante cita em números essas mortes:
“Auschwitz foi projetado para cem mil, o “anjo” eliminou quatro vezes mais,
Todo dia, vinte mil iam pro forno”
A música é extremamente “potente” e traz vários fatos históricos da vida de Mengele, como por exemplo o local onde ele foi enterrado e o nome falso usado por ele, o anjo da morte morreu em 7 de fevereiro de 1979 aqui no Brasil na cidade de Bertioga, acobertado pelo nome Wolfgang Gerhard.
Vários foram os criminosos alemães na segunda guerra mundial, porem Josef Mengele sempre é o mais citado quando se fala no assunto, terminarei esse texto com as frases inicias da música do Dorsal Atlântica, e deixo aqui minha indicação pra quem gosta de história e heavy metal:
“Tal qual um diabo onipotente das profundezas da noite surgido.
Sou um médico onisciente, capaz de aumentar os óbitos até o infinito.”
Como fato histórico puta música, como história terrível. Mas não deixa de ser foda, sou fã pra caralho do Dorsal.
Muito foda, parece a história do médico do sanatório da segunda temporada da série American Horror Story, na qual havia um médico que se acobertava com outro nome para disfarçar os crimes que cometera como médico do exécito nazista…