SER FÃ É TUDO DE BOM

Doom Metal: dez bandas que carregam o estilo até mesmo em seus nomes

Domingo, 24 de setembro de 2017. Enquanto muitos estão aproveitando uma merecida folga após mais uma semana de labuta, outros estão nos estádios torcendo por seus times de coração e os torcedores do Fortaleza estão de ressaca após o acesso a Série B depois de oito anos, “este que vos escreve” resolveu pesquisar por bandas de Doom Metal que tenham a palavra “Doom” no nome. Por que isto seria importante a ponto de chamar minha atenção?

O Doom Metal é o estilo de Metal que mais usa da metalinguagem para falar de si mesmo. Muitas bandas de Doom escolhem este caminho sonoro para mostrar que são, de fato, Doom! Mesmo que tenham que lançar mão de clichês, como arranjos típicos do Candlemass ou temáticas envolvendo “sorrow”, “grief” ou “stoner”. Vendo pelo lado bom, é algo salutar, pois movimenta bastante uma cena que é underground no mundo inteiro. Além disso, várias destas bandas se destacam e conseguem contratos com gravadoras e distribuidoras maiores. Aí dependendo, claro, da identidade de seu som: se é mesmo algo original ou se é somente mais uma cópia do Candlemass ou do Electric Wizard. Vale lembrar que o estilo se chama “Doom” por conta da banda que o criou, o próprio Black Sabbath, tendo em vista que o Metal nasceu em forma de Doom. O clássico Hand Of Doom é batiza o estilo que ajudou a criar.

Separei dez bandas de Doom Metal que carregam as dores do Gênero Maldito até no nome. Ei-las:

The Doomsday Kingdom
A nova empreitada de Leif Edling após o lendário baixista deixar o Candlemass de herança para os seus companheiros de longa data, com um cantor de qualidade inferior aos que o antecederam. Enquanto o Candlemass navega rumo ao fim, The Doomsday Kingdom traz sangue novo e revigorado, além de uma nova motivação ao velho de guerra Edling. Vale a pena conhecer o debut da banda, autointitulado, lançado este ano via Nuclear Blast. Uma excelente mistura de Epic Doom com a sonoridade NWOBHM.

Novembers Doom
Talvez o mais forte e fiel nome do gênero Death/Doom atualmente. Desde 1988 em atividade, o grupo norte-americano se destaca com seu Death/Doom cheio de personalidade e repleto de arranjos melódicos.

Doomsword
Discípulos do Candlemass, a banda italiana sagrou seu nome dentre os mais conhecidos do gênero Epic Doom desde 1997 com cinco álbuns de estúdio e sua aura guerreira e “macho” de Manowar.

Doomocracy
Vindos da Grécia, é outra banda que aposta no Epic Doom Metal, desta feita trabalhada na escola do Solitude Aeturnus. Fundada em 2011, o grupo grego já tem dois álbuns de estúdio e vem consolidando seu nome com álbuns pesados e bem produzidos.

Doomshine
Esta interessante banda alemã foi fundada em 2001 e já possui três álbuns de estúdio em sua discografia. A palavra “doom” não acompanha somente o nome da banda, mas também o nome dos álbuns: vide o debut de 2005, Thy Kingdoom Come, e o de 2010, The Piper At The Gates Of Doom. Seu mais novo full-length é intitulado The End Is Worth Wainting For, lançado em 2015. A banda inclusive já concedeu uma entrevista a ROADIE METAL.

Doom: VS
Projeto paralelo do guitarrista do Draconian Johan Ericson, a banda sueca Doom: VS é uma das referências do gênero Funeral Doom Metal devido o ritmo ultralento que caracteriza o estilo e seus riffs Death/Doom mortais.

Doomenicus
Mais um representante da Terra da Bota, é também mais uma banda a apostar no Doom Metal épico ensinado pelo Candlemass, mas com foco também em cima do Doom clássico de Black Sabbath e outros momentos mais atmosféricos. A banda foi fundada em 2001 e possui em sua discografia três demos, um full-length e um EP.

Doomstress
Representando o Stoner/Doom, o grupo norte-americano Doomstress vem angariando força em meio ao seu nicho muito embora tenha sido fundado em 2016 e já tenha lançado dois EP’s.

Tropical Doom
Banda de Doom do Brasil, tinha mesmo que apostar na característica principal de nosso país para alastrar sua destruição. Com um nome quente, a banda curitibana aposta num Stoner/Doom com algo de Motörhead, pesado, por vezes rápido e bastante contagiante.

The Doom
O Doom. A banda californiana que resolveu se intitular com o estilo que pratica teve vida curta e lançou somente um EP mal-produzido em 2008, Echoes To Chaos. Seu Doom Metal na verdade tem uma aura sombria similar ao do Black Metal, característica reforçada pelos vocais esganiçados.

 

Compartilhe:

Tags

Sobre: Bruno Rocha

Bruno Rocha

"Cearense de Caucaia, estudante e professor de Matemática, cafélotra e torcedor do Ferroviário. Desde a adolescência caminha nas veredas da música pesada e desde então é um aficionado e pesquisador de seus diversos gêneros e épocas. Tem preferência pelo Doom Metal, mas flutua facilmente de Burzum a Kraftwerk, passando por Stratovarius e por Genival Santos. Também atende pela Blitz Metal e pelo Whiplash."

Você talvez também goste...

Comentários

Vote para Melhores do Ano Nacional Roadie Metal 2017

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!