No mundo atual de música digital prontamente disponível, os discos de vinil podem parecer um meio ultrapassado – uma relíquia de uma época passada, apenas mantida na vida como um exótico colecionável. No entanto, pode haver uma razão pela qual aqueles grandes discos pretos sobreviveram a vários avanços revolucionários nas formas como a música é apreciada e distribuída – cassetes, CDs e, finalmente, os onipresentes serviços de streaming, todos vieram (e foram), mas de alguma forma, o vinil sobreviveu sobre. Há algo sobre o vinil que o torna mais do que apenas um meio. Em vez de um meio para satisfazer uma necessidade, tocar vinil é um pequeno ritual – você vasculha sua biblioteca procurando pelo certo, sente a textura do disco conforme o coloca no reprodutor e meticulosamente coloca a agulha – e até mesmo a arte da capa fica muito melhor em um formato maior!

Na verdade, descobertas recentes mostraram que o vinil hoje não está apenas sobrevivendo – ele está prosperando. Conforme relata o Guardian, em 2021 os álbuns de vinil alcançaram o maior recorde de vendas dos últimos 30 anos. De acordo com um relatório publicado hoje (4 de janeiro) pela British Phonographic Industry, os álbuns de vinil representaram mais de 25% dos álbuns vendidos em formato físico no Reino Unido de 2021, com o número total de 5,3 milhões de cópias vendidas, apresentando um crescimento de vendas de 11 % em comparação com 2020.

No mesmo relatório, Drew Hill, MD Proper of Music Distribution declarou:

Tem sido um ano incrível para CDs, vinis e fitas cassetes, pois eles continuaram a impulsionar os álbuns nas paradas. Este ano, quase 90% dos álbuns únicos nº 1 alcançaram o primeiro lugar devido à maioria das vendas físicas, com alguns imensamente impressionantes números de nomes como Adele, cujo novo álbum manteve a liderança das paradas com uma participação majoritária física crescente, e o ABBA, que reivindicou o título de vinil de venda mais rápida do século. É mais uma prova de que nesta era de ouro de escolha, os fãs de música realmente apreciam um álbum que podem ter!

As razões para a popularidade crescente do álbum de vinil são, sem dúvida, múltiplas, mas a situação em que vivemos nos últimos dois anos ou mais deve ter influenciado, já que inúmeras pessoas dominadas pela casa buscaram novos hobbies e interesses para se ocupar durante vários lockdowns.

De acordo com o relatório do BPI, estes são os 10 álbuns de vinil mais vendidos deste ano:

01. ABBA – Voyage
02. Adele – 30
03. Fleetwood Mac – Rumours
04. Ed Sheeran – =
05. Amy Winehouse – Back To Black
06. Nirvana – Nevermind
07. Queen – Greatest Hits
08. Lana Del Rey – Chemtrails Over The Country Club
09. Wolf Alice – Blue Weekend
10. Harry Styles – Fine Line

Fonte: Ultimate Guitar

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita