É inegável a importância que o Rock exerce na música mundial. O estilo é um dos poucos que se propagou no mundo todo e, dentre eles, o que mais se destaca visto a expressividade figurada através de suas temáticas e postura.

Desde sua origem, que envolve o Blues e a música clássica, o Rock veio evoluindo e subdividindo sua matemática em vários gêneros e subgêneros dentro do estilo, transformando suas expressões em verdadeiras sinergias universais.

Claro que uma arte tão comovente e grandiosa não poderia deixar de ter um dia comemorativo, e essa data, 13 de julho, foi escolhida de forma nobre e por deveras significativa. Celebrado anualmente, a data é uma homenagem ao Live Aid, festival que ocorreu em 1985 e tinha como objetivo principal amenizar a fome na Etiópia.

live-aid

Bob Geldof foi o organizador do evento que teve shows simultâneos em Londres, Inglaterra, Filadélfia, e nos Estados Unidos. O megaevento foi transmitido ao vivo para diversos países, abrindo os olhos do mundo para a miséria no continente africano, já que além dos shows, que dispunha de grandes nomes como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath. A transmissão feita pela BBC ainda mostrava a miséria existente naquele país, frisando a importância de não sermos inertes perante tal fato.

https://www.youtube.com/watch?v=bNQd5lh5pQo

Apesar de ser conhecido como dia MUNDIAL do Rock, curiosamente ele é comemorado somente aqui em terras tupiniquins. Tudo começou em meados de 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao Rock (89 FM e 97 FM) começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e em poucos anos passou a ser popular em todo o Brasil. Já em outros países, essa comemoração não tem uma data definida. Nos Estados Unidos por exemplo, algumas pessoas comemoram a data em 09 de julho, uma homenagem ao programa American Bandstand, que ajudou na popularização do Rock por lá.

Em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8, que abrangeu mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

O fato marcante desse evento ficou por conta do grupo britânico Pink Floyd, que reuniu sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.

Então, como bons brasileiros que somos, comemoraremos com volume máximo esse dia tão especial! Feliz Dia Mundial do Rock a todos, e lembrem-se: feed the world!

Encontre sua banda favorita