Devastation A.D. entra para o cast do selo americano/europeu RTR Records, pt.01

Devastation A.D. é uma das bandas pioneiras de trash metal na península Balcânica. Formada atualmente por Alex nos vocais, Danijel na guitarra, Bernard no baixo e Leonardo na bateria, a lendária banda começou nos anos 80 que seria conhecido por marcar toda uma geração de headbangers. “Estava cursando a escola militar em Sarajevo, então começar uma banda era totalmente impossível, eventualmente voltei de Sarajevo em março de 1986 e estava pronto para começar. Agora que uma banda era possível, começamos a falar sobre o início de uma banda de Metal. No início, as coisas foram muito devagar, avançamos e finalmente tocamos nosso primeiro ensaio oficial em 16 de outubro de 1986”, contou Alex. 

Porém, como toda boa história lendária do metal, a banda tinha outro nome e outros integrantes. T.S.M.  era formada com Alex nos vocais, Chriss na bateria e Marko na guitarra. O primeiro ensaio contou com a presença também de Marino e Boris do Hellbutcher, que logo se tornaria Pneumonia. “Naquele primeiro ensaio tocamos United Forces by S.O.D., uma versão tosca de Slaughterers From Hell e um riff que nunca mais tocamos (a música tem o nome de trabalho de Necromancer).”, revelou o vocalista. O baixista Walter Fritz e o guitarrista David passaram a fazer parte da banda, e nome mudou para DEVASTATION. E foi aí que eles fizeram sua primeira apresentação, em um concurso de guitarra na cidade de Rijeka, na Croácia, e como todo metaleiro fundando sua banda nos anos 80, os instrumentos não eram os melhores, fazendo com eles realmente tivessem que ser bons para tirar um som. “Antes do show, fomos até o afinador oficial do concurso, que ficou chocado ao ver os instrumentos que tocamos. Ele disse ao Fritz que ele tocava com um remo.”, disse Alex.

O primeiro grande show da Devastation foi em 26 de junho de 1987, na MZ Arena na cidade de Pula, na Croácia. O show contou com a participação de Ulicni Dzuboks (Street Jukebox) e foi um marco na história da banda. Essa apresentação foi histórica também para a região, que tinha o maior número de fãs de Speed Metal da Iugoslávia. “Infelizmente, não há fotos (eles simplesmente falharam) e, naturalmente, nenhuma gravação de vídeo daquele show. O show foi uma explosão e uma loucura total também. O show foi o primeiro show de Speed / Thrash em Pula, e Pula era, junto com Ljubljana, na época a cidade com maior número de fãs de Speed Metal na Iugoslávia.”, relatou o vocalista. Ainda que dessa apresentação a banda tenha apenas uma música gravada, que foi lançada mais tarde no CD “Devastation Complete 1987-1989”, pela gravadora chinesa Area Death Production e esgotou em um ano as cópias desta edição limitada, que tinha as demos, ensaios inéditos e outras gravações ao vivo.

Gravar uma demo era um dos primeiros passos para uma banda se profissionalizar, e com certeza pairou nos sonhos de todo metaleiro headbanguer por muito tempo. Como Devastation sabia onde queria chegar, os integrantes foram atrás para fazer isso acontecer, e gravar sua primeira demo com cinco músicas. “Achamos que seria uma coisa muito simples de fazer, e como tínhamos ensaios regulares na época, achamos que seria uma brincadeira de criança. ”, brincou Alex. Mas a prática não foi bem assim e as gravações no estúdio de ensaios do líder da banda KUD Idijoti, Sale Veruda, não foi tão fácil assim. “Quando entramos na sala de ensaio pela primeira vez (5 de agosto de 1987), a coisa complicou-se muito (complicamos as coisas nós mesmos, claro) então a gravação foi interrompida e continuou alguns dias depois, quando mais ou menos gravamos o 5 faixas, mais o cover de SOD.”,  afirmou Alex. Como toda boa demo de banda de speed metal a gravação foi crua e direta.

Muita coisa aconteceu na carreira musical nesses mais de 30 anos de história no metal. No final de 2020, a banda decidiu fazer uma pequena mudança no nome, adicionando um A.D. não significa Anno Domini, nem mesmo After Death. Significa simplesmente After Devastation.

Devastation A.D. está mais produtiva do que nunca e está se preparando para essa nova fase com a RTR Records. Wade “Chilli” Childs comentou: “RTR Records tem muito orgulho de anunciar a assinatura do Devastation A.D. . O longo legado do DEVASTATION A.D. é o desenvolvimento pioneiro de Thrash nos Bálcãs, a jornada é importante, eles carregaram o fogo por décadas! Agora esse fogo está prestes a redescender com uma paixão desenfreada por nossa música e cultura que a RTR Records respeita e mostrará totalmente ao mundo. A banda Devastation é humilde, cheia de energia – siga-os e nos vemos no pit!!”

Para mais informações, fique ligado tanto nas redes sociais do Carttada quanto da RTR Records, e acessando o site  https://rtrrecords.com/, não só vai poder acompanhar todas as novidades da banda, como também de nossos parceiros e do selo.

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/devastation.cro/
Instagram: https://www.instagram.com/devastation_a.d/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCmS-9oHiMYyqVOOCNOZ5zJA
Facebook: https://www.facebook.com/RTRrecords/
Instagram: https://www.instagram.com/rtrrecords/
Site: https://rtrrecords.com/
Contato: office@rtrrecords.com

Encontre sua banda favorita