Em 2023, a dupla italiana chamada Despite the Wane lançou um álbum com forte influência da new wave oitentista. Ao ‘full-length’ deram o nome de “Beyond that Wall” e, embora Mir Kollins (vocal, sintetizadores) e Max Dury (guitarra solo), fossem criados em um país de cultura distinta à do Reino Unido, as suas técnicas, elementos e climas chegam muito perto às do rock inglês. Para promover o álbum, a banda escolheu a própria música título que traz uma boa característica dark. Reforçada por uma letra melancólica e atmosfera densa, esta música também mostra muito poder na instrumental que beira o hard rock.

Quem teve a ideia de criar o projeto foi Kollins que, além de cantar e programar os sintetizadores, ainda é autor, assim como arranjador. Ou seja, muito desse lado mais clássico vem de suas ideias. Dury, no entanto, contribui para o charme das músicas inserindo nelas solos melódicos. Na música “Beyond that Wall” podemos constatar o talento de cada um de forma dividida. Em primeiro lugar, o que chama atenção é a voz Kollins que possui uma entonação grave, combinando com o clima denso da produção. Em contrapartida, os solos de Dury cortam a canção como uma navalha afiada.

O início da música com um pequeno efeito de tensão nas cordas já é o suficiente para que, mais tarde, a guitarra solo de Kollins torne a canção um pouco mais instigante com a sua performance. “Beyond that Wall”, embora a sua mensagem não seja das mais positivas – levando ao pé da letra –, possui a capacidade de tirar empolgação do ouvinte com mais fatores. O ritmo, por exemplo, é outro fator que anima, pois, a sua comunicação com os nossos ouvidos entrega uma pegada pesada, embora melódica. A guitarra base, nesse sentido, também tem papel fundamental na condução com o seu riff distorcido.

A cozinha dessa música merece um parágrafo inteiro, pois a sua bateria é quem dá sustância ao peso, à melodia e aos solos. Com um andamento cadenciado e muito presente, o ritmo extraído das reverberações de caixa e bumbo trabalha em sincronia. Não há uma virada típica de bandas de hard rock, mas há uma personalidade que identifica a música desde o seu primeiro momento. Devemos dizer que o Despite the Wane acertou em cheio na captura e entrega de suas ideias, pois partindo do single “Beyond that Wall” sabemos que o restante do álbum é igualmente legal.

Ouça “Beyond that Wall” pelo Spotify.

Visite a banda em:

https://orcd.co/beyondthatwall