Com o intuito de por um ponto final em toda a polêmica envolvendo o pôster da turnê do Dead Kennedys no Brasil, tendo a mesma sido cancelada pela banda após toda a confusão, Cristiano Suarez, autor da arte em questão, publicou nota oficial em sua página do Facebook dando sua versão dos fatos.
Na nota, Cristiano afirma que o pôster foi autorizado pelo próprio East Bay Ray, guitarrista do Dead Kennedys, e que o mesmo foi divulgado nas redes sociais da banda, e depois apagado. O artista também expõe alguns prints para comprovar a sua versão.
Confiram a nota na íntegra:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Espero que seja a última vez que eu vá falar sobre esse assunto. No dia 22 de abril, foi do conhecimento de todos a liberação do famigerado pôster do Dead Kennedys e vou explicar exatamente o que aconteceu.
É IMPORTANTE REFORÇAR a todas as pessoas de todas as posições políticas que o trabalho foi contratado e feito para uma banda com posicionamentos políticos fortes e satíricos, que calcou toda sua carreira em cima de tais, e para qualquer criador que fosse fazer seu pôster ou material gráfico (como no decorrer de toda sua carreira), deveria ser criado dentro de suas temáticas. Abordar política de uma forma irônica em um pôster de uma banda como Dead Kennedys seria nada mais que o NORMAL. Já trabalhei para clientes com os diversos posicionamentos políticos, ideológicos e posturas em geral: cristãos, satanistas, esotéricos, hippies, veganos… Eu preciso só manter meu profissionalismo. (Obviamente não faria trabalho para nazi-fascistas)
– Integridade Profissional
Quando o pôster foi apagado das mídias oficiais da banda, e logo depois liberada uma nota dizendo que não havia aprovação, o golpe foi muito forte, eu realmente fiquei extremamente chateado e essa atitude foi contra tudo que eu venho construindo ao longo de 8 anos de trabalhos profissionais, pois jamais, em hipótese alguma, divulguei um material sem aprovação e autorização do meu cliente, pois existem algumas regras básica dentro da ética e da legalidade: usar uma imagem ou nome, sem autorização de uma empresa (uma banda também é uma empresa) e promover esse material não é legal.
Por outro lado, também recebi muitas mensagens de força de ex-clientes, pois sabem da minha índole, e para um profissional, nada mais lhe resta que sua reputação.
– O pôster foi AUTORIZADO SIM!
No domingo, dia 21 de abril, eu tinha a missão de fechar o pôster, adicionar as datas e encaminhar para que a EV7 Live pudesse pedir autorização à banda para veicular a peça. O envio do material foi feito na manhã do dia 22. No início da tarde recebi a resposta do próprio guitarrista da banda, East Bay Ray (o que me deixou bastante empolgado, pois sempre fui um grande fã dele), autorizando o cartaz com um “GRANDE POSTER” e me solicitando apenas uma modificação no título do cartaz, ele me mandou a mensagem via Facebook e via e-mail reforçando a autorização, fico muito chateado que eu precise expor isso dessa forma, mas minha vida profissional está em jogo, a pedido da EV7 não divulguei antes essas, imagens antes por conta da negociação com a banda, então, só agora estou divulgando alguns ‘prints’.
Antes que eu pudesse fazer a alteração, a banda divulgou a arte nas suas mídias sociais oficiais (vide print), a EV7 fez o mesmo e por último eu divulguei nas minhas mídias, com uma legenda mostrando minha empolgação em ter feito um material para uma banda que sempre admirei. Sobre o conteúdo do cartaz sempre achei ok, pois como já falei mil vezes: fiz pensando nos fãs, como eu, inspirado em letras clássicas da banda, misturando com a ironia política típica da banda e visando o que seria uma série shows em comemoração aos 40 anos da banda no Brasil, jamais imaginei tamanha repercussão. É tão provável que, maioria das pessoas que gostam de música e os fãs, acharam algo totalmente dentro da normalidade e um conteúdo que o Dead Kennedys faria normalmente, nada a fora da curva.
– Nota divulgada sobre o cartaz
Após cerca de meia hora com o cartaz nas suas mídias sociais oficiais, a banda apagou a publicação (é importante frisar que a banda sabe do cenário político atual no Brasil e TEM CONTATOS SIM NO BRASIL) e liberou uma nota, um tanto cretina, dizendo que não tinham autorizado a peça e não tinham conhecimento de nada, NEM OS INTEGRANTES TINHAM CONHECIMENTO, isso foi um forte impacto pra mim, pois sabia como isso poderia afetar minha carreira profissional.
Recebi muito apoio de próprios fãs da banda, de ex-clientes meus e de muitos artistas, pois muitos haviam visto que eles tinham publicado a peça antes dessa nota ridícula. Mesmo assim muita gente caiu na conversa da banda.
– Aprovação da peça na nota de cancelamento
Após muita cobrança dos fãs por um posicionamento da banda sobre a arte, eles acabaram emitindo uma nota de cancelamento da turnê, na nota eles diziam que gostaram do cartaz e apoiavam a ideia, tentando me livrar de represálias e da saia justa que eles me colocaram, por outro lado, tentou jogar toda a culpa da falta de profissionalismo deles, na produtora (a produtora também emitiu uma nota detalhando a falta de profissionalismo da banda, sugiro que vocês leiam no link abaixo).
– O que aconteceu?
Os administradores e a banda simplesmente ficaram assustados com a repercussão do cartaz e com o ataque de trolls. Num panorama geral a repercussão foi muito mais positiva que negativa, inclusive para mim, que tive um aumento significativo nas solicitações de novos trabalhos e de seguidores nas redes sociais. Num paralelo geral, 90% foram de reações positivas, as reações negativas vieram de: pessoas que não conhecem a banda, pessoas que não entenderam a ideia do cartaz, de quem conhece a banda, mas não concorda com a posição política deles, pessoas politicamente alienadas ou que caíram no sensacionalismo das notícias da imprensa.
A banda simplesmente tinha seu público-alvo na palma das mãos com a repercussão positiva da peça, mas preferiu simplesmente se isentar, esquecer a própria história e tentar agradar os outros 10%.
– Finalizando
Gostaria mais uma vez de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram! Todos os artistas e todos os fãs da própria banda, que nem me conheciam antes disso! Me decepcionei com essa formação do DK, mas por outro lado recebi apoio direto e indireto de grandes bandas e é importante frisar o apoio massivo vindo do cenário underground (gostaria muito de citar todos os nomes, mas foram muitos!). Enfim, muito obrigado a todos e espero que essa página esteja virada a partir de agora.”
Prints: