No início desta semana, o baixista do MEGADETH, David Ellefson, conversou com Meltdown, da estação de rádio WRIF, na cidade de Detroit (EUA), sobre o progresso das sessões de composição e gravação para o acompanhamento do álbum “Dystopia” de 2016 . Ele disse: “Nós começaríamos a gravar o novo disco aqui no final de março. É claro que tudo estava encerrando [devido à pandemia de coronavírus]. E nosso baterista Dirk [ Verbeuren ] mora em Los Angeles, e a Califórnia foi um dos primeiros estados a realmente fechar as coisas. Assim que pudermos, o mais rápido possível [entraremos no estúdio]. Quero dizer, estamos olhando – não sei – maio, algo assim. Assim que pudermos nos reunir e for seguro. Nashville é onde estamos baseados, onde nossa operação [é ] agora, e onde faremos a gravação. E muito disso também [depende de outros fatores] – os estúdios precisam estar abertos. Todos os serviços de estúdio, com pessoal de cartagem e técnico. É como, onde diabos, você ganha um sanduíche se tudo estiver fechado? Apenas todas as coisas que você toma como garantidas.”
Ele acrescentou: “Nashville é uma grande cidade da música, obviamente, [e] há muitos serviços lá. Só para garantir que tudo esteja funcionando; não somos apenas nós. Estamos nos esforçando para entrar e gravarmos esse próximo disco. Então, faremos isso o mais rápido possível. Obviamente, temos datas de turnês programadas para junho e julho, e outra etapa em outubro e novembro. E estamos fazendo isso uma semana por vez, apenas vendo como vai. Atualmente, tudo está no calendário como programado, mas tudo está sujeito a alterações. E, obviamente, se algo disso mudar, informaremos todo mundo via Megadeth.com “.
Perguntado se o novo álbum do MEGADETH já foi escrito, Ellefson disse: “Tudo está demonstrado. Isso é uma coisa boa sobre isso – houve alguns pequenos ajustes. Dave [ Mustaine ] e eu, anos atrás, costumávamos dizer: “Nada é definitivo até que seja vinil” – o que significa que até que seja pressionado para um disco de vinil, é quando é feito. Até então, sempre pode haver pequenas atualizações e mudanças. A conveniência de trabalhar no domínio digital é que você pode dar um soco no Pro Tools e ‘Ei, vamos ajustar aquele pedacinho da ponte lá’. “Ei, vamos adicionar outra pequena reviravolta no final do verso.” Podemos fazer esses tipos de pequenos ajustes. E as músicas do Megadeth são muito esse tipo de música. Nós não somos caras que ficam sentados tocando ‘Kumbaya’, e três acordes depois, temos músicas. Este registro está sendo gravado agora há mais de dois anos”.
“As músicas passam por muitas pequenas transições”, continuou ele. “Obviamente, somos uma banda muito progressista; há muitos detalhes. E eu pratico essas músicas praticamente todos os dias. Sento-me aqui em casa e reproduzo algumas músicas apenas para manter a cabeça no jogo. E como podemos trabalhar no Dropbox , podemos obter atualizações em tempo real de quando pequenas coisas estão sendo alteradas. Ou Dave e eu falaremos sobre as letras. Ei, essa letra funciona lá? caber sobre esse riff? e coisas assim, então estamos definitivamente nos mantendo produtivos. Mas, sim, as músicas estão em modelos – elas estão prontas para serem gravadas. Definitivamente colocamos o trabalho e o tempo nelas“.
De acordo com Ellefson , o tempo extra fora do estúdio deu a ele e seus colegas de banda a oportunidade de fazer alguns ajustes finais nas novas músicas do Megadeth antes de serem gravadas.
“Se tivéssemos entrado no final de março, acho que estaríamos bem”, disse ele. “E quem sabe? Talvez esses pequenos ajustes tivessem acontecido de qualquer maneira? Mas você não sabe. Uma das coisas que Dave disse quando começamos isso … Começamos a enviar as coisas umas para as outras no início de 2018. Foi quando o processo começou. Então, nós passamos esse ano apenas compilando coisas. Porque [com] ‘Distopia’ , nós realmente limpamos os cofres – não havia realmente nada sobrando nos cofres. E às vezes você escreve algo que é bom – ou não é por enquanto; só precisa ser adiado pra mais tarde … Começamos com uma lista completamente limpa em 2018. Depois nos reunimos em 2019 – no verão, ficamos juntos por cerca de dois meses, e trabalhamos juntos, morávamos em uma casa de bandas ao lado da fazenda onde Dave mora em Nashville, e foi ótimo. Uma das coisas que Dave disse foi que ‘Nos últimos anos, é quase como se estivéssemos juntos, nos conectamos, gravamos nossas partes, todos vamos para casa e é isso.’ Então ele diz: ‘Eu realmente quero passar o tempo ouvindo. Tipo, grave, sente-se, ouça. E mesmo quando ele estava passando por seus tratamentos de câncer aqui no final de 2019, em uma reviravolta irônica do destino, isso nos deu tempo de nos afastarmos do registro, porque trabalhamos muito nele por dois meses no verão passado e essencialmente reuniu tudo. Mas então, recuando, afastando-se disso, ouvidos frescos, voltando a ele, uma coisa que nos atingiu é o quão bom é. Quero dizer, a gerência era, tipo, ‘Oh meu Deus! Este é o próximo nível, além da ‘Distopia’ . Isto é absolutamente perfeito. Este é o registro de próximo nível para MEGADETH. ‘ E eu ouvi e fiquei tipo, ‘Sabe, acho que eles estão certos’. Porque às vezes você pode se aproximar tanto do processo criativo que está nele e não sabe dizer. Eu acho que é como se você continuar provando a sopa, você realmente não sabe se você coloca muito sal nela. Então, recuamos um pouco e, quando nos reagrupamos e ouvimos novamente, ficamos tipo, ‘Uau!’ Acho que fomos além do que pensávamos sobre isso e acho que agora estamos em uma nova era desse novo álbum “.
As primeiras sessões do 16º álbum do MEGADETH ocorreram no ano passado em Franklin, Tennessee, com o co-produtor Chris Rakestraw , que já havia trabalhado em “Dystopia” . O próximo disco do Megadeth será o primeiro a apresentar Verbeuren (ex- Soilwork ), que se juntou à banda há quase quatro anos.