Dave Lombardo foi entrevistado recentemente no "Speak N 'Destroy", um podcast sobre todas as coisas do Metallica, apresentado pelo jornalista de longa data e fã do Metallica, Ryan J. Downey. Durante a longa conversa, o ex-baterista do SLAYER refletiu sobre a famosa substituição de Lars Ulrich durante a apresentação do Metallica no Download festival na Inglaterra em junho de 2004.
Ele disse: “Lembro-me de ser abordado pelo empresário do SLAYER, e ele basicamente disse, 'Ei, Dave, estamos com uma pequena crise. Lars não pode ir ao show.' E eu disse, 'Ok, o que está acontecendo?' E eles perguntaram se eu estaria interessado. Não sei se ele disse se estou interessado em fazer o set [completo] ou algumas músicas - tanto faz - mas eu dei uma olhada no setlist e não estava muito familiarizado com seu material posterior, então concordei com as duas canções de abertura. “Eu me encontrei com os caras, e nós saímos em sua pequena sala de ensaio, camarim, e improvisamos as duas músicas que eu estava familiarizado, e logo depois disso, nós subimos no palco,” ele continuou. "Nós nos divertimos muito na sala. Eu amo esses caras. Nunca tive nenhum problema com eles ou algo assim. Sempre foi amigável e gentil. Eles sempre foram ótimos comigo, e eu também. teve um grande momento. "E eu conheço [baixista do Metallica] Robert Trujillo desde os dias do SUICIDAL [TENDENCIES]. E eu realmente me apresentei com Trujillo em um cover de 'Battery' [para o álbum 'Metallic Assault: A Tribute To Metallica' de 2001]. Sim , que está lá fora. Então, tocamos isso [no download] e, é claro, 'The Four Horsemen' - também fizemos isso.

"Foi muito divertido", acrescentou Dave. "Foi um momento na história, um momento no tempo, e eu adorei - foi incrível. Especialmente quando eu fui para a seção de contrabaixo em 'Battery', no final, e James [Hetfield, frontman do Metallica] estava , tipo, 'Foda-se!' " Em 2014, Lombardo foi convidado durante uma clínica na Itália para comentar sobre o fato de que as habilidades de Ulrich na bateria são constantemente questionadas. Ele respondeu: "Eu acho que Lars é um bom baterista. Ele é um bom arranjador. Ele faz arranjos ... Sem Lars, não haveria um Metallica. Então você tem que dar crédito a ele pelo que ele faz pela banda." Lombardo continuou: “É muito importante ... Quando você tem uma química dentro de uma banda. Há quatro membros da banda. Quando há química, como uma interação especial entre músicos, se você levar um músico, não é a mesma coisa. tirar Lars da equação, não será o mesmo. " Ao falar com a revista Rhythm do Reino Unido em 2009, Lombardo foi um pouco mais crítico sobre as habilidades de Lars na bateria, dizendo que tocar com o Metallica no Download em 2004 foi uma ótima experiência, mas acrescentando que foi bom "mostrar a eles como se faz! " Dave continuou. “Sem desrespeito ao Lars, porque Lars é ótimo e ele é um cara muito legal, mas ele precisa passar uma semana na minha casa e nós precisamos sentar e brincar. Eu poderia mostrar a ele - 'Não, Lars, assim!' … 'Vamos relaxar, vamos relaxar, tomar um café e vamos brincar!' [Risos] "
Poucos meses depois, Lombardo foi questionado por Noisecreep se Ulrich já havia aceitado sua oferta de aulas de bateria. "Oh, cara, não, ele não fez", disse Lombardo rindo. "Sim, mas isso tudo foi uma piada. Sou apenas eu me divertindo." Lombardo acrescentou: “É claro que alguém me perguntou sobre o Download Festival. É como, 'Sim, mostre a ele como é feito.' [Mas] eu não preciso mostrar a ele, ele é incrível, mas sempre há esse tipo de rivalidade, aquela rivalidade divertida. " Ulrich culpou a exaustão de sua não aparição no Download de 2004, causada por uma agenda de turnê implacável e o fim de seu casamento de sete anos com Skylar Satenstein. Ele disse em entrevista de 2005: "Foi o primeiro show do Metallica que eu perdi." Ele continuou: "Você quer tentar ficar em um hospital na Alemanha enquanto Dave Lombardo - o maior baterista do planeta - está tocando com sua banda. Isso não é fácil."
Abaixo o vídeo com as faixas "Battery" e "The Four Horsemen". Confira!

Fonte: https://www.blabbermouth.net/news/dave-lombardo-looks-back-on-filling-in-for-metallicas-lars-ulrich-at-2004-download-festival-it-was-a-moment-in-history/.