Desde abril de 2020, o cantor do VAN HALEN , David Lee Roth , passou muito de seu tempo criando desenhos com o tema COVID – ele os chama de quadrinhos – e depois compartilhando os trabalhos finalizados em seus canais de mídia social. Seu último trabalho, que ele chama de “Tempestade Global” – (‘Global Storming’), pode ser encontrado abaixo:
De acordo com um perfil do New York Times do verão passado, Roth escolheu a caneta e tinta durante seu bloqueio por coronavírus, mas há muito se interessava por arte.
“Minha abordagem é o melhor dos dois mundos: vintage e digital hiperatômico”, disse ele. “É como assistir a ‘Dragnet’ no seu iPad. Você sabe, eu me mudei para o Japão por mais de dois anos para estudar Sumi-e e caligrafia, e quatro noites por semana eu treinava e depois fazia o dever de casa. Jesus, passei milhares de horas aprendendo a operar uma escova de crina de cavalo com um bloco de tinta que eu mesmo modelei. Não muda sua receita há 700 anos.“
“Então, tudo nos quadrinhos é desenhado à mão – todas as fontes, todas as cores, a linha de trabalho, a iluminação“, explicou ele. “E quando termino, trabalho com Colin Smith , o Led Zeppelin do Adobe Photoshop . Juntos, digitalizamos tudo e, então, posso passar para áreas que, de outra forma, não estariam disponíveis graficamente sem décadas de esforço.“
Esta não é a primeira vez que Roth compartilha algumas de suas artes visuais com o público. Em 2009, Roth lançou dezenas de seus próprios desenhos e obras de arte, que chamou na época de “originais autênticos e imitações incompetentes“. Ele as ofereceu como “uma resposta oficial à pergunta ‘o que você faz no seu tempo livre?’“
De acordo com o Van Halen News Desk, o frontman do VAN HALEN sempre gostou da arte. Ao longo de sua vida inteira, enquanto viajava pelo mundo, você podia encontrá-lo rabiscando em quase tudo – setlists, pilotos de turnê, partes do corpo feminino, etc. Ele sempre foi uma parte importante do lado visual de VAN HALEN , e sempre tentou fazer o show no palco “parece com os sons da música“. Ele desenhou roupas de palco, orquestrou sessões de fotos, criou a coreografia de palco, etc. Ele também participou do design dos primeiros livros de turismo do VAN HALEN e algumas de suas camisetas.