A banda finlandesa The Rasmus chegará ao Brasil depois de mais de 11 anos, em Novembro deste ano. O álbum, lançado em Outubro do ano passado, apresenta misturas de rock e baladas mais românticas, numa tentativa ousada de novas sonoridades.
Dark Matters abre com a faixa Paradise, que começa embasada em uma guitarra tímida e vocais mais altos. No refrão, ao invés de encaminhar para o óbvio e ir mais alto ainda nas notas, a banda inova e o coloca lento e melódico, conduzido por um violão, quebrando expectativas.
A segunda faixa, Something in the Dark, mistura bases eletrônicas a uma balada suave e letras que falam da familiaridade com a escuridão. Aqui, a banda mostra a vontade de experimentar. Mais leve e pop do que os demais, as nuances presentes nessa faixa se distanciam(e muito!) de hits como Guilty, que fizeram sucesso nos anos 2000.
Definitivamente, Wonderman é a faixa mais pesada do álbum. Embalada por traços de uma guitarra presente, a canção se tornou trilha sonora do filme “Rendel”, primeiro longa de super heróis finlandês. A música dosa na medida certa as raízes da banda, a melodia da voz do vocalista Lauri com o eletrônico atual. Você pode conferir o clipe dela aqui:
A quarta música, Nothing, trás uma batida leve, porém com o lado eletrônico predominante. O destaque fica para a percussão presente em poucos momentos ao longo da faixa. As músicas seguintes, como Empire, Crystalline, Silver Night e Delirium abusam excessivamente do lado tecno, beirando quase a uma faixa de disco pop, distanciando-se da sonoridade da banda que já vendeu mais de 20 milhões de discos e se tornou mundialmente famosa com Sail Away.
Black Days quebra essa sequência mais frenética e se comporta como um alívio romântico do álbum. Mais melódica e com uma letra que fala sobre os dias sombrios, Black Days acaba preparando o ouvinte para o desfecho triste presente em Dragon into Dreams.
Para os antigos fãs da banda, Dark Matters pode causar um certo estranhamento pela ousadia em arriscar tanto em novos elementos, assim como aconteceu ano passado com o último álbum do Linkin Park, porém, pode conquistar novos públicos e mostrar a desenvoltura com novos ritmos. O álbum apresenta espontaneidade, elementos modernos e certa ambição, embora deixe obscuro qual o verdadeiro propósito da banda.
The Rasmus toca dia 11 de Novembro no Tropical Butantã, em São Paulo. Os valores dos ingressos você pode conferir aqui: https://ticketbrasil.com.br/show/6190-therasmus-saopaulo-sp/
Track List:
1 – Paradise
2 – Something in the Dark
3 – Wonderman
4 – Nothing
5 – Empire
6 – Crystalline
7 – Black Days
8 – Silver Night
9 – Delirium
10 – Dragons into Dreams
Formação da Banda:
Lauri Ylönen – vocal
Eero Heinonen – baixo
Pauli Rantasalmi – guitarra
Aki Hakala – bateria