Dark Funeral: Guitarrista fala sobre os 25 anos da banda

A Blabbermouth publicou recentemente uma entrevista realizada pela Eclectic Arts com o guitarrista Lord Ahriman (nome verdadeiro: Mikael Svanberg) do sueco black metal Dark Funeral. Ela foi realizada em Seattle, Washington nos Estados Unidos, antes do show do dia 27 de fevereiro.

Ao refletir sobre os 25 anos de Dark Funeral como banda:

Lord Ahriman: “Com toda a honestidade, não consigo compreender, são 25 anos. Para mim, é só, não sei … foi uma jornada. Para mim, na verdade, não sinto como 25 anos. Parece cinco. [Risos] ”

Sobre a vontade de Dark Funeral de manter seu som:

Lord Ahriman: “Esta é a minha vida. Isto é o que eu sou. De certo modo, eu ainda estou … Bem, é claro, eu mudei de certa forma na minha vida pessoal e coisas assim. Eu ainda sou eu e essa é a música que eu trago do meu eu interior. Uma vez que não alterei meu curso natural, o curso natural da banda também não mudou. Isso é o que eu realmente estou fazendo. Isso é o que eu faço e esta é a minha vida .”

Na sua turnê atual com Septicflesh:

Lord Ahriman: “Está indo muito melhor do que eu esperava. Todos os shows até agora estão esgotados. Essa é uma coisa boa e realmente positiva. A resposta que recebemos todas as noites da multidão é simplesmente acima do limite. É incrível. Eu não esperava isso quando começamos esta turnê. Eu sabia que seria uma boa turnê porque é um bom pacote, mas a reação dos fãs foi tão forte, que só me surpreendeu .”

Sobre se há algo de seu álbum de estúdio 2016, “Where Shadows Forever Reign”, que ele gostaria de mudar:

Lord Ahriman: “Quando um registro está pronto, está pronto. Eu não olho para trás. Tento olhar para a frente. Eu nunca olho para trás, eu sempre olho para a frente e eu tento encontrar novas maneiras para o próximo registro. Sempre há coisas você quer mudar. Mas, como eu disse, não procuro olhar para trás. Aprendi a não fazer isso. Eu costumava fazê-lo nos nossos primeiros dias e isso não era bom. É melhor olhar para frente e apenas siga seu coração e alma e veja onde você leva você .”

Quando Dark Funeral planeja dar continuidade a “Where Shadows Forever Reign”:

Lord Ahriman: “Tenho um pouco de medo de que o impulso e a resposta que estamos recebendo nesta turnê e também os shows recentes que fizemos na Europa nos forçarão a fazer mais turnês e shows. Mas já falei para o nosso agente e tentamos compartilhar que precisamos apenas cortar para que possamos nos concentrar em escrever um novo álbum. Para mim, simplesmente não funciona viajar muito e tentar entrar no espírito para escrever música. O bom é que eu e Heljarmadr [vocais] já falamos sobre isso. Temos uma boa visão de onde queremos ir. Falamos sobre o tema para o próximo disco, onde estamos na vida, espiritualmente e coisas assim. Temos algumas ideias realmente boas sobre onde queremos ir com o próximo disco, mas precisamos de uma pausa para que possamos nos concentrar nisso. Espero que neste verão não tenhamos um cronograma muito apertado. Então, depois do verão, estaremos um pouco mais ocupados. Espero que pare depois disso, porque, de outra forma, vai demorar um pouco mais. Eu disse, o bom é que já estamos falando sobre o novo álbum. Temos ideias já escritas e gravamos algumas coisas no meu estúdio em casa. Não estamos no zero.”

Sobre o status ativo da Dark Funeral em mídias sociais:

Lord Ahriman: “Agora, tudo é instantâneo. No começo, você estava escrevendo cartas à mão e levavam algumas semanas para divulgar panfletos e apenas conversar e discutir com outros fãs desse tipo de música e outras bandas em todo o mundo. Claro, tudo é muito diferente agora. Lembrei que estávamos falando hoje mais cedo sobre a primeira vez que viemos aos EUA, e quando ligávamos para casa, você tinha que ir a uma cabine telefônica e fazer chamadas a cobrar pela AT & T. [Risos] É um mundo muito diferente.”

Sobre o que Dark Funeral representa:

Lord Ahriman: “Isso é realmente difícil. Todo mundo tem uma pegada diferente quando ouve nossa música. Eles sentem coisas diferentes. Em vez de dizer que é isso que somos, é melhor que o ouvinte entre no mundo da música e encontre seu próprio espírito nisso. Sobre isso que é a música, encontrar sua própria coisa dentro de nós. Isso também significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Recebo muitas pessoas ou muitas cartas de pessoas que sentem que nossa música realmente salvou suas vidas por muitas razões. As pessoas tem coisas diferentes sobre o que a música significa para elas, a nossa música significa para elas. É melhor que o ouvinte descubra sozinho. ”

A turnê da Dark Funeral com a Septicflesh começou em 22 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia, e termina em 20 de março em Phoenix, Arizona. Também em viagem está Thy Anticrista.

“Where Shadows Forever Reign” foi lançado em junho de 2016 via Century Media. O trabalho foi gravado nos Dugout Studios em Uppsala, na Suécia, e foi produzido por Lord Ahriman e Daniel Bergstrand (In Flames, Dimmu Borgir, Behemoth). A obra de arte impressionante foi criada por Necrolord (Dissection, NecrophobicC, Emperor).

Confere a entrevista na íntegra, em inglês:

Encontre sua banda favorita