Vamos para mais uma parte das matérias sobre os covers no mundo do Metal/Rock. Para quem não sabe, um cover é simplesmente uma regravação de uma canção previamente gravada por outro artista.
Com já dito, toda segunda-feira traremos uma pequena lista de covers, e cada matéria será focada em um tema específico da regravação.
Na parte 1, tivemos os covers feitos de forma acústica.
Hoje, na parte 2, teremos as regravações que ficaram tão boas e/ou famosas (algumas até melhores) quanto suas gravações originais.
Segue a lista abaixo:
Música I: Am I Evil?
Banda/artista: Metallica
Álbum: Garage Inc. (1998)
Banda/artista original: Diamond Head
Álbum original: Lightning to the Nations (1980)
A música foi regravada pelo Metallica ainda nos anos 80, lançada originalmente no single de “Creeping Death”. Desde aquela época, é presença constante nos shows da banda. Além de “Am I Evil?”, o Metallica também regravou mais três músicas da banda inglesa, sendo elas “The Prince”, “It’s Electric” e “Helpless”, além de uma demo de “Sucking My Love”.
Música II: Orgasmatron
Banda/artista: Sepultura
Álbum: Arise (1991)
Banda/artista original: Motörhead
Álbum original: Orgasmatron (1986)
Apesar de ser a faixa-título do álbum de 1986 do Motörhead, foi mais aproveitada pelo Sepultura, que já tocava o cover em suas apresentações no fim dos anos 80, até que a regravaram em estúdio e lançaram no álbum de 1991.
https://www.youtube.com/watch?v=_cvRuEUbuAU
Música III: Doctor, Doctor
Banda/artista: Iron Maiden
Álbum: Lord of The Flies (Single) (1996)
Banda/artista original: UFO
Álbum original: Phenomenon (1974)
Música de uma banda que claramente é uma das maiores inspirações da Donzela, o UFO. A música é usada como um anúncio de que o Maiden está pronto pra começar seus shows. Essa versão lançada no single, foi gravada com o vocalista Blaze Bayley, na época do “The X Factor”. Uma das melhores performances do vocalista.
Música IV: War Pigs
Banda/artista: Faith No More
Álbum: The Real Thing (1989)
Banda/artista original: Black Sabbath
Álbum original: Paranoid (1970)
A música surpreendeu, pois ficou tão boa quanto a original e mostrou toda a versatilidade e talento vocal de Mike Patton. Inclusive, esse foi o primeiro álbum do vocalista com o Faith No More. A música também fez parte do tributo ao Black Sabbath “Nativity In Black”.
Música V: Planet Caravan
Banda/artista: Pantera
Álbum: Far Beyond Driven (1994)
Banda/artista original: Black Sabbath
Álbum original: Paranoid (1970)
O Pantera foi uma das melhores bandas de todos os tempos, então um cover não seria apenas uma regravação qualquer. Essa versão ficou simplesmente espetacular, talvez até melhor que a original. Outras que a banda regravou do Black Sabbath foi “Electric Funeral”, lançada também no tributo “Nativity In Black” e “Hole In The Sky”, lançada na coletânea “The Best of Pantera: Far Beyond The Great Southern Cowboys’ Vulgar Hits!”.
Música VI: Electric Funeral
Banda/artista: Cavalera Conspiracy
Álbum: Blunt Force Trauma
Banda/artista original: Black Sabbath
Álbum original: Paranoid (1970)
Bom, poderia até ser feita uma lista só com covers do Black Sabbath, pois são muitos. Os irmãos Cavalera são fãs declarados da banda, tendo inclusive já gravado “Symptom of The Universe” na época do Sepultura.
https://www.youtube.com/watch?v=SmAdVt28E50
Música VII: Antisocial
Banda/artista: Anthrax
Álbum: State of Euphoria (1988)
Banda/artista original: Trust
Álbum original: Répression
A música original do Trust era cantada em francês, mas havia uma versão também em inglês, e essa sim foi a regravada pelo Anthrax.
Música VIII: Dirty Deeds Done Dirt Cheap
Banda/artista: Exodus
Álbum: Pleasures Of The Flesh (1987) e War Is My Shepherd (EP) (2003)
Banda/artista original: AC/DC
Álbum original: Dirty Deeds Done Dirt Cheap (1976)
A música apareceu primeiramente no álbum “Pleasures of The Flesh” em uma versão ao vivo, que era bônus da versão japonesa do álbum. Anos mais tarde, em 2003, uma versão em estúdio apareceu no EP “War Is My Shepherd” e depois no álbum “Tempo of The Damned”.
Música IX: Hallowed Be Thy Name
Banda/artista: Iced Earth
Álbum: Tribute To The Gods (2002)
Banda/artista original: Iron Maiden
Álbum original: The Number of the Best (1982)
Esse álbum do Iced Earth contém somente covers, e a banda também homenageia a Donzela com “The Number of The Beast”.
Música X: Remember Tomorrow
Banda/artista: Metallica
Álbum: Kerrang! Maiden Heaven – A Tribute To Iron Maiden (2008)
Banda/artista original: Iron Maiden
Álbum original: Iron Maiden (1980)
Esse cover surpreendente foi feito nas sessões do “Death Magnetic”. Mostra que a rivalidade é somente pelo lado dos fãs, já que o Metallica sempre declarou o Maiden como sua grande inspiração.
Música XI: Diamonds & Rust
Banda/artista: Judas Priest
Álbum: Sin After Sin (1977)
Banda/artista original: Joan Baez
Álbum original: Joan Baez (1975)
Originalmente, haviam gravado a canção nas sessões do álbum “Sad Wings of Destiny” no fim de 1975, mas foi deixada de lado no final da produção. No entanto, em 1977, enquanto produziam no disco “Sin After Sin”, o produtor Roger Glover decide regravar está canção que considerava boa para o setlist do LP. Desde então, o cover de Diamonds & Rust passou a ser tocado constantemente nos shows do Judas Priest, tornando-se uma de suas versões mais conhecidas.
Música XI: Master of Puppets
Banda/artista: Trivium
Álbum: Ascendancy (2005)
Banda/artista original: Metallica
Álbum original: Master of Puppets (1986)
Em 2005 o Trivium estava apenas começando, mas logo de cara mandaram um cover simplesmente perfeito do clássico do Thrash Metal.
Música XI: Slave New World
Banda/artista: Trivium
Álbum: In Waves (2011)
Banda/artista original: Sepultura
Álbum original: Chaos A.D. (1993)
Para apresentar o novo baterista da época, o Trivium gravou uma música nova, chamada “Shattering The Skies Above”, e esse cover de “Slave New World”, uma vez que o vocalista Matt Heafy já disse que o álbum do Sepultura é uma de suas grandes inspirações.
Música XI: The Hunt
Banda/artista: Sepultura
Álbum: Chaos A.D. (1993)
Banda/artista original: New Model Army
Álbum original: The Ghost of Cain (1986)
Pra fechar, temos esse cover do Sepultura. Muitos não sabem que se trata de uma regravação, até porque não há nenhuma informação destacada sobre isso no encarte do álbum. Somente nos créditos, algo que não são todos que leem.
Chegamos ao fim da segunda parte! Com certeza ficaram faltando muitas músicas, mas seria infinita a matéria se fossem colocadas todas as músicas. Semana que vem tem mais uma parte.
Sejam educados e bem-vindos nos comentários.