O mais recente trabalho do Torture Squad é também um dos mais polêmicos para os fãs da banda. A mudança no front, com a entrada de Mayara “Undead” Puertas, trouxe uma nova cara ao TS e claro, desagradou alguns fãs mais saudosistas. Nas redes sociais muito se elogiou a performance da banda como um todo, mas também muito se criticou a falta de força que “Undead” tem nos vocais. Eu discordo.
Particularmente não acompanho de perto o trabalho dos paulistanos e na audição de Far Beyond Existence, não identifiquei nenhuma fraqueza em todo o disco. À exceção do estilo repetitivo de algumas faixas, mas é natural em bandas do estilo Death/Trash manterem a mesma pegada durante todo um trabalho.
Far Beyond Existence tem um punhado de ótimos riffs, linhas destruidoras de bateria, guturais digno das melhores bandas do estilo ao redor do mundo. Neste oitavo trabalho a banda se solidifica como um dos maiores nomes brasileiros do estilo. A capa, muito bem desenhada e ilustrada por Rafael Tavares é outro ponto positivo.
O que você não pode deixar de escutar são as faixas de abertura “Don’t Cross My Path” que é destruidora, rápida e muito feroz. E que continua na mesma pegada na sequencia com a “No Fate”. Depois também vale conferir “Hate” com participação de Dave Ingram (Hail of Bullets, ex-Benediction e Bolt Thrower) e a faixa que dá nome ao disco: “Far Beyond Existence”.
O ponto fora da curva é “Just Got Paid”, cover de ZZ Top, que tem uma levada mais cadenciada, à lá hard rock e recebe em suas linhas vocais Alex Camargo do Krisiun. Aliás, todas as bônus track são diferentes de todo a identidade do disco, o que para mim é ruim. Mas, como são bônus, não prejudica a essência do trabalho que está muito bom.
Formação
Amilcar Christófaro – Bateria
Castor – Baixo
Mayara Puertas – Vocal
Rene Simionato – Guitarra
Faixas
1. Don’t Cross My Path
2. No Fate
3. Blood Sacrifice
4. Steady Hands
5. Hate
6. Hero For The Ages
7. Far Beyond Existence
8. Cursed By Disease
9. You Must Proclaim
Faixas Bônus
10. Just Got Paid
11. Torture in Progress
12. Unknown Abyss
13. Divine Step