Lançado em 1994, “Youthanasia” talvez seja o último “grande” álbum do Megadeth. Não que os trabalhos que vieram depois sejam ruins ( se bem que…), mas neste trabalho, a formação mais clássica do grupo caprichou nas composições, mesmo que internamente o grupo já não tivesse mais a mesma interação que possuía nos dois álbuns anteriores. Após a excelente repercussão de “Countdown to Extinction” (1992), Mustaine resolveu investir um pouco mais na melodia, mas não abriu mão do peso. E de certa forma, “Youthanasia” atinge em cheio esse objetivo, pois mesmo com os riffs caprichados e cheios de peso de Marty Friedman e do patrão, as melodias se fizeram presente em quase todo o trabalho.
Se o álbum anterior foi o maior sucesso comercial do grupo, este trabalho deu sequência ao que a banda vinha fazendo. Produzido por Max Normam e pelo próprio Mustaine, o disco traz 12 faixas que ganham destaque logo no início com a pesada “Reckoning Day”. Mas talvez a faixa que melhor representa o momento vivido pela banda naquela época é “Train of Consequences”, que teve seu clip exibido à exaustão na falecida MTV Brasil. Com um excelente trabalho de guitarras, a faixa cadencia de forma eficiente o peso e a melodia aos quais me referi anteriormente. Assim, como um dos maiores sucessos do grupo (que receberia um nova versão algum tempo depois…), a melódica e ao mesmo tempo “sombria” “A Tout Le Monde”.
Repleto de grandes composições, podemos destacar ainda faixas como “Addicted To Chaos” (preste atenção nas partes de bateria do saudoso Nick Menza), a totalmente Heavy Metal “Killing Road” (uma das preferidas deste que vos escreve), a espetacular “Blood Heroes” (e convenhamos, bem que a banda poderia tocar ao menos umas três faixas deste álbum, não acham?), que mostra a classe de Mustaine, tendo como co-autores Menza e Ellefson, A faixa título “Youthanasia”, assim como “Family Tree”, “Black Curtains” e o encerramento com “Victory”.
“Youthanasia” encerra um ciclo vitorioso e criativo do quarteto. Claro que depois dele, bons álbuns vieram, com outras formações. Todas lideradas pelo polêmico guitarrista/vocalista. Mas nenhum chegou a repetir o sucesso e categoria das composições presentes na trilogia “Rust in Peace”, “Countdown To Extinction” e “Youthanasia”. Tanto os números de vendas quanto a acetação por parte dos fãs vêm a comprovar isso.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ceiyvKwpRRo[/embedyt]
Formação:
Dave Mustaine (vocal e guitarra);
Marty Friedman (guitarra);
Dave Ellefson (baixo);
Nick Menza (bateria).
Faixas:
01 – Reckoning Day
02 – Train of Consequences
03 – Addicted To Chaos
04 – A Tou Le Monde
05 – Elysian Fields
06 – Killing Road
07 – Blood of heroes
08 – Family Tree
09 – Youthanasia
10 – I Thought I Knew It All
11 – Black Curtains
12 – Victory