Cronologia Roadie Metal: Megadeth – Countdown to Extinction (1992)

Depois do aclamado “Rust in Peace”, o Megadeth não poderia deixar a poeira baixar e teria que lançar um sucessor que obtivesse o mesmo nível. “Countdown to Extinction” foi um sucesso comercial. Não posso afirmar que ele não tenha a grandeza do disco anterior, porém, a banda conseguiu manter um ótimo nível sem se repetir ou tentar reinventar a roda.

logo

Considerado por muitos como um dos grandes clássicos do Heavy Metal, “Countdown to Extinction” traz um som mais comercial, com músicas mais diretas, mas mantém a boa técnica e letras dos álbuns anteriores.

“Skin O’ my Teeth” inicia o álbum com um tema forte (suicídio), de forma rápida e uma ótima performance entre baixo e bateria.

A faixa seguinte é a “Breaking The Law” do Megadeth. “Symphony of Destruction” possui um riff simples que fica ecoando na sua cabeça, um refrão fácil e é uma das músicas mais conhecidas da banda.

Cadencia e peso caracterizam “Architecture of Aggression”. É uma faixa com arranjo bem trabalhado e um solo muito foda.

“Foreclosure Of A Dream” tem arranjos de violões que criam uma ambiência dramática e quase soa como uma balada.

Um dos pontos altos do álbum é “Sweating Bullets”. Aqui o Megadeth consegue balancear com bastante clareza todas as características técnicas e artísticas, refletindo a excelente química entre os integrantes desta saudosa formação.

“This Was My Life” segue numa mistura entre o Metal Clássico e o Thrash, caracterizada por riffs fortes.

Na maioria das resenhas sobre esse disco, a faixa título será sempre mencionada como a única canção de metal a receber o prêmio Genesis Humane’s Society, pois esse é um mérito que merece ser ressaltado. Além da ótima letra, essa faixa possui um arranjo muito bem feito e uma melodia melodramática, mostrando que Dave Mustaine é sim um bom vocalista.

Umas das faixas que mas gostei quando comecei a ouvir esse álbum foi “High Speed Dirt”. Rápida, viciante e enérgica, é seguida por “Psychotron”, a melhor faixa do disco junto de “Captive Honour”, que traz novamente uma performance excelente da banda.

“Ashes In Your Mouth” fecha o álbum em grande estilo e com bastante peso, sendo a mais Thrash do disco.

Repito que “Countdown to Extinction” pode não ser considerado a obra prima da discografia da banda, mas certamente é uma das grandes obras da historia do Metal.

Membros:

Dave Mustaine (vocal, guitarra)
Marty Friedman (guitarra)
David Ellefson (baixo)
Nick Menza (bateria)

Faixas:

01. Skin o’ My Teeth
02. Symphony of Destruction
03. Architecture of Aggression
04. Foreclosure of a Dream
05. Sweating Bullets
06. This Was My Life
07. Countdown to Extinction
08. High Speed Dirt
09. Psychotron
10. Captive Honour
11. Ashes in Your Mouth

Encontre sua banda favorita