Depois do aclamado “Rust in Peace”, o Megadeth não poderia deixar a poeira baixar e teria que lançar um sucessor que obtivesse o mesmo nível. “Countdown to Extinction” foi um sucesso comercial. Não posso afirmar que ele não tenha a grandeza do disco anterior, porém, a banda conseguiu manter um ótimo nível sem se repetir ou tentar reinventar a roda.
Considerado por muitos como um dos grandes clássicos do Heavy Metal, “Countdown to Extinction” traz um som mais comercial, com músicas mais diretas, mas mantém a boa técnica e letras dos álbuns anteriores.
“Skin O’ my Teeth” inicia o álbum com um tema forte (suicídio), de forma rápida e uma ótima performance entre baixo e bateria.
A faixa seguinte é a “Breaking The Law” do Megadeth. “Symphony of Destruction” possui um riff simples que fica ecoando na sua cabeça, um refrão fácil e é uma das músicas mais conhecidas da banda.
Cadencia e peso caracterizam “Architecture of Aggression”. É uma faixa com arranjo bem trabalhado e um solo muito foda.
“Foreclosure Of A Dream” tem arranjos de violões que criam uma ambiência dramática e quase soa como uma balada.
Um dos pontos altos do álbum é “Sweating Bullets”. Aqui o Megadeth consegue balancear com bastante clareza todas as características técnicas e artísticas, refletindo a excelente química entre os integrantes desta saudosa formação.
“This Was My Life” segue numa mistura entre o Metal Clássico e o Thrash, caracterizada por riffs fortes.
Na maioria das resenhas sobre esse disco, a faixa título será sempre mencionada como a única canção de metal a receber o prêmio Genesis Humane’s Society, pois esse é um mérito que merece ser ressaltado. Além da ótima letra, essa faixa possui um arranjo muito bem feito e uma melodia melodramática, mostrando que Dave Mustaine é sim um bom vocalista.
Umas das faixas que mas gostei quando comecei a ouvir esse álbum foi “High Speed Dirt”. Rápida, viciante e enérgica, é seguida por “Psychotron”, a melhor faixa do disco junto de “Captive Honour”, que traz novamente uma performance excelente da banda.
“Ashes In Your Mouth” fecha o álbum em grande estilo e com bastante peso, sendo a mais Thrash do disco.
Repito que “Countdown to Extinction” pode não ser considerado a obra prima da discografia da banda, mas certamente é uma das grandes obras da historia do Metal.
Membros:
Dave Mustaine (vocal, guitarra)
Marty Friedman (guitarra)
David Ellefson (baixo)
Nick Menza (bateria)
Faixas:
01. Skin o’ My Teeth
02. Symphony of Destruction
03. Architecture of Aggression
04. Foreclosure of a Dream
05. Sweating Bullets
06. This Was My Life
07. Countdown to Extinction
08. High Speed Dirt
09. Psychotron
10. Captive Honour
11. Ashes in Your Mouth