Finalizando a Cronologia Roadie Metal com os álbuns de Gary Moore, hoje apresentamos o 17º e último álbum lançado pelo artista. Lançado em 2008, 3 anos antes de sua morte, o álbum é composto por 11 faixas que totaliza 55min e 50s de som. Em todo o cd a guitarra de Gary, às vezes distorcida, às vezes não, tem forte presença, fazendo “par” com seu vocal potente e encorpado. Algumas músicas têm uma sonoridade mais acelerada – como é o caso da “Down the Line”; outras, mais calmas e sentimentais, como é o caso da “Holding on”. O blues de Gary Moore fica muito evidente em faixas como a “Walkin’thru the park” e “Someday baby” que são faixas cover do grande expoente do blues estadunidense, Muddy Waters. Moore também inclui em seu álbum as faixas cover “I Love You More Than You’ll Ever Know” e “Mojo Boogie”, ambas também de artistas do blues, Al Kooper e J. B. Lenoir, respectivamente.
“Did you ever feel lonely”, põe em evidência a guitarra de Moore que é tocada como se fosse um interlocutor do vocal na música. O feeling que Moore imprime na guitarra o coloca merecidamente como um dos maiores e melhores guitarristas da história do Rock. “Preacher Man Blues” traz em sua composição uma gaita que a deixa divertida e inusitada. Por fim, o álbum “Bad for you baby” se encerra com a introvertida “”Trouble Ain’t Far Behind”, que é menos cantada e mais lindamente tocada por Gary.
Em síntese, para quem gosta de blues e rock, com certeza esse álbum não vai desagradar, muito pelo contrário. Como dito, Gary Moore é considerado um dos grandes guitarristas da histórica e, tomando como referência o trabalho desse álbum – mesmo para quem não conheça sua obra – entende os motivos da sua merecida fama e reconhecimento musical.
Gary Moore – Bad for you baby (2008)
Data de lançamento: 22 de setembro de 2008
Gravadora: Eagle Records
Faixas
1. “Bad for You Baby”
2. “Down the Line”
3. “Umbrella Man Blues”
4. “Holding on”
5. “Walkin’ Thru the Park”
6. “I Love You More Than You’ll Ever Know”
7. “Mojo Boogie”
8. “Someday Baby”
9. “Did You Ever Feel Lonely?”
10. “Preacher Man Blues”
11. “Trouble Ain’t Far Behind”
Formação
Gary Moore: vocais, guitarra, harmônica
Vic Martin: teclado
Pete Rees: baixo
Sam Kelly: bateria
Convidados especiais: Otis Taylor (banjo no “Preacher Man Blues”) e sua filha, Cassie Taylor (vocais de apoio em “Holding on” e “Preacher Man Blues”).