Em recente publicação nas suas redes sociais, John Fogerty, ex-vocalista da clássica banda Creedence Clearwater Revival, questionou o uso da música “Fortunate Son” em comício do presidente Donald Trump, candidato a reeleição para a presidência dos Estados Unidos.
Tudo começou quando o jornalista Dave Weigel compartilhou o registro do momento em seu Twitter, questionando se as pessoas que estavam usando a música para tal ocasião teriam lido a letra da mesma.
TRADUÇÃO
“Fortunate Son sendo tocada enquanto Trump desembarca, uma entrada para o hall da fama do ‘ninguém ouviu as letras’“.
Após a repercussão do vídeo, John Fogerty publicou um vídeo no seu Facebook oficial chamado “Meaning behind Fortunate Son” (Significado por trás de Fortunate Son), onde ele explica a (.. mensagem por trás da canção.
Sobre isso, John falou.
“Recentemente, o presidente tem usado minha música ‘Fortunate Son’ em seus comícios de campanha, o que eu acho confuso, para dizer o mínimo (…) As primeiras linhas de ‘Fortunate Son’ são, ‘Algumas pessoas nascem feitas para agitar a bandeira, ooh, seu vermelho, branco e azul. Mas quando a banda toca ‘Hail to the Chief’ (o hino oficial dos presidentes americanos), eles apontam o canhão para você’. Bem, isso é exatamente o que aconteceu recentemente em Lafayette Park. Quando o presidente decidiu dar um passeio pelo parque, ele limpou a área usando as tropas federais para que pudesse ficar na frente da igreja de St. John com uma Bíblia.“
Confiram o vídeo, em inglês sem legendas, aqui.
Confiram a música: