A banda alemã Coma Beach, que em 1995 lançou o álbum “The Scapegoat’s Agony”, republicou o full-length nas plataformas de streaming pelo selo DK Records. Para reforçar esse trabalho, desde 2023 que B. Kafka (vocal), Captain A. Fear e M. Blunt (guitarras), M. Lecter (bateria) e U. Terror (baixo) lançam versões em single desse disco, como aconteceu com “Nothing Right” em agosto e “Another Song” em outubro. Dessa vez, o single escolhido foi “Extreme Masochist” que, assim como todo o álbum, é uma canção baseada na peça “Waiting for Godot” do dramaturgo Samuel Beckett.
A canção que narra as andanças de um anti-heroi, tenta passar a mensagem sob a violência de riffs poderosos e com uma timbragem visivelmente suja. Isso é o pano de fundo perfeito para um vocal igualmente sujo e brutal, como mandam os princípios básicos do hardcore. Esta versão é tão agressiva que supera a original do ‘debut’ lançado há quase trinta anos. Contudo, a sua essência prevalece intacta. Com um clima de empolgação e loucura, a sonzeira é uma verdadeira pancada nos tímpanos. Mas tudo não é só velocidade, pois a pegada, além de forte segue um caminho bastante cadenciado.
Sobre a narrativa do tema, o autor da adaptação discorre: “Tendo passado por vários delírios de grandeza e humilhação, o anti-heroi anônimo experimenta uma catarse emocional ao encarar de frente a realidade dolorosa e torturante da condição humana”, contempla o enunciado. Dessa forma, podemos concluir que a canção explora dores e anseios de um personagem. Não poderia ser uma história mais agressiva e impactante para dar vida aos quilos de rispidez, contidos em uma faixa com pouco mais de dois minutos de duração. B. Kafka e seus asseclas souberam harmonizar bem essa parte figurativa, ligando a sonoridade ao perfil da letra.
Agora, o que resta é saber qual será o próximo passo desse quinteto que, desde 1993, encontra bons ou malditos motivos para manter a sua arte viva. E, em questão de pegada groove, pesada, veloz e bem encaixada, o Coma Beach prova aqui que é um dos mestres. Sem esquecer também, das chicotadas em forma de riffs que saem das guitarras nervosas da dupla. E, quando falo das guitarras, me refiro também aos solos rasteiros, afiados e contrastantes na música. Precisa de algo para pogar? Comece por aqui.
Ouça “Extreme Masochist” pelo Spotify:
Siga a banda em seus canais oficiais:
https://www.youtube.com/channel/UCfxMPinw4RlvwSS6yFxJUog
https://www.instagram.com/coma.beach
https://www.facebook.com/comabeach
discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator