Em 1988, o quadro “Jovem Arlequim” e “Acrobata” de Pablo Picasso é vendido em Londres por cerca de 5,5 milhões de contos. Em 6 de janeiro, o conselho de segurança da ONU condena por unanimidade Israel por ter expulsado palestinianos dos territórios árabes ocupados. No dia 16 de janeiro, Tina Turner entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã.
Para a música pesada, o ano foi sensacional! Álbuns fenomenais foram compostos. Então prepare seu mergulho no lago termal da nostalgia, pois vou listar cinco grandes álbuns gravados em 1988.
Let’s go:
01 – Queensrÿche – Operation Mindcrime
Lançado em 2 de maio de 1988, “Operation Mindcrime” é, com toda certeza, o top dos tops quando se fala em discos conceituais. Com uma história envolvente recheada de críticas políticas e religiosas, o álbum é fenomenal do começo ao fim. Em minha opinião, ele deveria ser ensinado nas escolas, já que sua grandeza vai além de acordes e emoções e sim mostra que o Heavy Metal traz algo a mais para a música mundial. Simplesmente impecável.
Entre no link e saiba mais sobre “Operation Mindcrime”: http://52.67.137.196/queensryche-operation-mindcrime/
02 – Iron Maiden – Seventh Son Of A Seventh Son
O sétimo disco de estúdio do Iron Maiden não poderia ter um nome melhor. O “sétimo filho de um sétimo filho” é simplesmente magnífico. Lançado em 11 de abril de 1988, “Seventh Son Of A Seventh Son” é o primeiro disco conceitual da banda inglesa e traz a lenda do sétimo filho do sétimo filho, este que teria poderes sobrenaturais. O disco decorre entre um turbilhão de questões filosóficas frisando em visões proféticas, misticismo, reencarnação e vida após a morte.
Entre no link e saiba mais sobre “Seventh Son Of A Seventh Son”: http://52.67.137.196/curiosidades-iron-maiden-seventh-son-of-a-seventh-son/
03 – Metallica – …And Justice For All
“…And Justice For All” foi o álbum responsável por colocar o Metallica no mainstream. A temática faz referência à injustiça no sistema de leis, supressão de liberdades, guerra, ódio e insanidade.
O álbum trouxe para o mundo o clássico “One”, que teve seu vídeo massivamente divulgado na MTV. Em suma, um disco incrível!
04 – Helloween – Keeper Of The Seven Keys Part II
Lançado em setembro de 1988, “Keeper Of The Seven Keys Part II” recebeu disco de ouro na Alemanha e alcançou a posição #108 no ranking dos EUA. Músicas essenciais como “Eagle Fly Free”, “Dr. Stein”, “I Want Out” e a linda “Keeper of the Seven Keys” fazem parte dessa magnífica obra. Em conjunto, os “Keeper’s” um e dois são verdadeiros clássicos do Heavy Metal mundial.
05 – Megadeth – So Far, So Good… So What!
“So Far, So Good… So What!” foi lançado em 19 de janeiro de 1988 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos EUA. O disco abre com uma animal instrumental chamada “Into The Lungs Of Hell”, além de carregar entre suas faixas o clássico “In My Darkest Hour”.