O cantor do TESTAMENT , Chuck Billy , confirmou ao podcast “Not These Two Fucking Guys” que ele começou a procurar vários músicos de hard rock e heavy metal sobre a colaboração com ele em seu primeiro álbum solo. Ele explicou: “Bem, começou [a estar] em andamento, mas então as coisas simplesmente pararam . Eu estava recrutando alguns guitarristas nos últimos seis meses para escrever um álbum comigo, e eu ia usar um guitarrista diferente em cada música para me ajudar a escrever músicas. Mark Morton [ LAMB OF GOD ], eu conversei com ele; ele quer trabalhar [comigo]. Eu também quero Gary Holt [ EXODUS ,SLAYER ] para escrever algumas músicas comigo. Glen Drover [ex- Megadeth ] vai escrever algumas músicas… Eu não abordei meu primo Stef [ Stephen Carpenter ] do DEFTONES ainda, mas vou ver se ele quer escrever uma música comigo. Tentei entrar em contato com Joe Bonamassa [para ver se ele quer] escrever uma música comigo.

Quanto à direção musical de seu LP solo, Billy disse: “Eu quero que seja diferente. E o que eu disse a todos esses caras [é] que quero fazer um álbum solo, mas não quero que se pareça TESTAMENT ; Eu quero fazer algo diferente. E a direção que eu quero ir são os velhos discos clássicos de vinil – apenas reais, limpos e secos e grandes. Tons reais – não coisas digitais compactadas. Eu quero que tenha um som clássico, mas tenha tenha rock, tenha blues. Tenha um pouco de metal, mas apenas onde [não soa como as pessoas estão acostumadas a ouvir de mim].

Ele continuou: “Eu fiz essas compilações para este selo de Cleópatra , e fiz qualquer coisa, de Michael Jackson a canções de Natal. E toda vez que as pessoas ouvem, elas dizem, ‘Cara, isso é legal.’ E eu estava pensando sobre isso – é divertido de fazer, é desafiador e diferente. Então, quando penso em um disco solo, quero que seja diferente – quero que cada música tenha sua própria personalidade e se mantenha por conta própria . Então esse era o meu objetivo. Se eu fizer um álbum solo – talvez eu faça alguns, mas se eu fizer um álbum solo, eu quero que seja realmente algo que [seja] desafiador para mim, diferente para mim e diferente das expectativas [das pessoas], quando alguém coloca, [mas] que eles ainda vão gostar.”

“Então era isso que eu queria fazer”, acrescentou Chuck . “Então eu tenho dito [aos vários guitarristas], ‘Apenas comecem a escrever. Juntem a música para mim. Mas não pense em metal. Não pense em TESTAMENT . Não pense nas bandas em que você está. Basta escrever algo legal que tenha uma vibe. E passe para mim. Deixe-me fazer o meu trabalho. ‘”

A turnê do TESTAMENT “The Bay Strikes Back Tour” com EXODUS e DEATH ANGEL terá início em 6 de Outubro, no Teatro de Fremont em San Luis Obispo, Califórnia e fazer paradas em Austin, Nova York e Detroit antes de concluir em 27 de novembro no The Fox em Oakland.

O último álbum do TESTAMENT , “Titans Of Creation” , foi lançado em abril de 2020 pela Nuclear Blast . O disco foi produzido pelo guitarrista Eric Peterson e Billy , enquanto Juan Urteaga do Trident Studios cuidou da coprodução, gravação e engenharia. Andy Sneap foi o responsável pela mixagem e masterização do álbum. Eliran Kantor intensificou mais uma vez para criar uma nova arte para a capa deste lançamento.

No início do ano passado, o TESTAMENT completou a turnê europeia “The Bay Strikes Back 2020” com EXODUS e DEATH ANGEL .