Câmera, Luz, Metal!: Twisted Sister – I Wanna Rock

“Stay Hungry”, terceiro disco do Twisted Sister, representa o momento em que essa banda estourou de vez no mercado fonográfico. Um álbum brilhante, de um conjunto que estava faminto pelo sucesso e, merecidamente, abocanhou o seu pedaço, como a capa deixa bem explícito.

Mas será que “Stay Hungry” teria alcançado suas conquistas se não fossem os históricos vídeos que compuseram o seu trabalho de divulgação? E, adentrando um pouco mais, será que esses vídeos teriam tido a mesma receptividade se não fosse a atuação impecável do ator Mark Metcalf?

O americano Mark Metcalf não avançou muito em sua carreira além da participação em uma série de filmes de baixo orçamento. Dentro de sua filmografia, a produção mais destacada da qual participou foi o filme “Julia”, de 1977, com Jane Fonda e Vanessa Redgrave. Mas se “Julia” foi um drama elogiado, a atuação mais lembrada de Metcalf foi em uma comédia escrachada, no mesmo ambiente de estudantes em que se passa o clip de “I Wanna Rock”. Esse filme é “O Clube dos Cafajestes” (Animal House, 1978), com John Belushi (Os Irmãos Cara de Pau), e dirigido por John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres, Um Príncipe em Nove York). O sucesso do filme não refletiu em sua carreira, mas ele mantém uma rotina constante de trabalho, atuando também de diversas séries para a TV, como “Star Trek Voyager”, “Ally McBeal” e “Buffy”.

O clipe de “I Wanna Rock” foi lançado em abril de 1984 e é, de certa forma, uma continuação lógica do clipe de “We´re Not Gonna Take It”, lançado em janeiro do mesmo ano. Em ambos, Metcalf aparece como uma figura de autoridade, sendo o pai de família no primeiro clipe e o professor de faculdade neste. Ao entrar na sala de aula, ele libera todo o seu desprezo pelos alunos, até encontrar um fã do Twisted Sister, que desenhou o logo da banda no caderno. É o suficiente para que ele perca o controle e exploda, com direito a veias saltadas na garganta e gotas de cuspe voando. As frases que ele usa para atacar o aluno são adaptadas de suas falas no filme “O Clube dos Cafajestes”, mas o verdadeiro clímax é a repetição da mesma pergunta gritada no clipe de “We´re Not Gonna Take It”: “WHAT DO YOU WANT TO DO WITH YOUR LIFE???”

É o suficiente para que o aluno responda com o título da canção e a parte musical do clipe tenha início. A partir daí, o que se segue são cenas dignas de um desenho do Patolino, com o professor tentando criar armadilhas para a banda.  O vídeo foi dirigido por Marty Callner, que também conduziu os clipes de “We´re Not Gonna Take It”, “The Price”, “Leader Of The Pack” e “Be Chrool To Your Scuel”, com o Twisted Sister, e diversos outros trabalhos com artistas como Kiss, Posion, Whitesnake (Is This Love?) e Aerosmith (Love In An Elevator, Crazy, Amazing). Fora da música, ele também assinou a direção de shows de stand up de comediantes como Chris Rock, Will Ferrell, Robin Williams e Jerry Seinfeld.

A cena final do vídeo, quando o professor se arrasta para a sala do diretor também é uma referência direta de “O Clube Dos Cafajestes”, com o ator Stephen Furst repetindo uma frase retirada de sua participação naquele longa: “Oh boy, is this great!”, antes de jogar água na cara do professor. Tanto o clipe quanto o filme são retratos de um tipo de comédia que está meio em desuso atualmente, mas esses eram os tempos em que um clipe do Twisted Sister passava no Fantástico. A passagem do tempo, porém, não afetou a banda. Quando visitaram o Brasil pela primeira vez, pareciam ter saído diretamente das filmagens para o palco e, aqui em nossa terra, encontraram uma casa lotada de pessoas com a resposta na ponta da língua para a pergunta: “O que vocês querem de suas vidas?!?!?!”!

Encontre sua banda favorita