Câmera, Luz, Metal!: Aerosmith – Janie´s Got A Gun

Na segunda metade da década de 80, a minha paixão cinematográfica elegeu uma trinca de diretores especiais, dos quais eu não perdia nenhum fotograma: Alan Parker, Brian DePalma e Stanley Kubrick. Ainda são grandes preferências, mas os anos passam e o coração cinéfilo, tal qual o coração roqueiro (sim, tem mais de um: corações metafóricos são infinitos), abre espaço para os novos criadores que vão surgindo e, assim, uma nova trinca, para os anos atuais, foi formada: Christopher Nolan, Darren Aronofsky e David Fincher.

É sobre esse ultimo que iremos falar. Anos antes de se consagrar como o diretor de clássicos modernos como “Seven – Os Sete Crimes Capitais”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” e “Clube da Luta”, além de ser idealizador e produtor de séries como “House Of Cards” e a recente “Mindhunter”, David partiu da função de técnico de efeitos especiais da ILM, de George Lucas, para o ramo dos anúncios publicitários e vídeos musicais. Aqui, ele criou alguns clips antológicos como os de “Vogue” (Madonna) e “Love Is Strong” (Rolling Stones), mas foi em “Janie´s Got A Gun”, do Aerosmith, que o futuro diretor de cinema deu uma prévia de quem se tornaria.

“Janie´s Got A Gun” é uma faixa do álbum “Pump”, de 1989, e uma das melhores músicas do Aerosmith desde seu retorno com o disco “Done With Mirrors”. A canção começa pausada e evolui em emoção e intensidade até retornar ao ponto inicial. A letra justifica o clima de tensão, pois trata de temas pesados como abuso e incesto, e a soma de todos esse elementos perfazem um mini filme noir, que culmina em assassinato e gera uma cena antológica: o close da câmera na bala, que começa a subir e se afastar, saindo de dentro do corpo alvejado, pelo buraco com sangue, até vê-lo por cima.

A iluminação, com as lanternas, também se perceberia posteriormente como uma característica do diretor. Embora o elenco, formado pelos atores Nicholas Guest, Lesley Ann Warren e Kristin Dattilo não tenha muita relevância hollywoodiana, tendo participado, na maior parte da carreira, de séries e dublagens em animações, integrantes da equipe técnica do clipe teriam mais proeminência, como o editor James Haygood, que tornaria a colaborar com Fincher em vários de seus filmes, e o diretor de fotografia Dariusz Wolski, que iria trabalhar, no futuro, em toda a série “Piratas do Caribe”, além de algumas produções de Tim Burton.

Hoje, David Fincher não tem mais tanto tempo para os clips, mas abre algumas exceções, principalmente quando é para ajudar Trent Reznor, do Nine Inch Nails, retribuindo as trilhas sonoras que recebe deste, tal qual a oscarizada “A Rede Social”. E quanto ao Aerosmith, a canção rendeu à banda o primeiro Grammy de sua carreira, e o vídeo foi o vencedor do MTV Video Music Award for Best Rock Video de 1990. Começo e recomeço triunfantes em um único clipe.

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