Fundada em 2002 por ex-integrantes das bandas Ácido e Skylord, o BRUTALLIAN surgiu com a proposta de mesclar influências de Thrash Metal com Heavy Metal Clássico. Desde então, a banda se firmou como um dos grandes nomes do rock pesado maranhense, representando o estado em várias apresentações pelo eixo norte-nordeste, assim como por outras cidades do estado, tendo tocado com inúmeras grandes bandas nacionais e internacionais.
As apresentações acabaram se tornando um padrão de qualidade devido à energia e peso liberados no palco, o que aliadas às composições com refrãos “pegajosos”, fizeram com que o público cantasse fortemente as músicas da banda, tornando faixas como “Blow on the Eye”, Primal Sigh”, “Black Karma” e “Hell is Coming with Me” verdadeiros hinos lembrados até hoje.
A formação se manteve intacta até 2010, após isso, houve um hiato sem tocar e no momento do retorno em 2013, aconteceu a primeira separação quando o grande baterista Mauro de Aquino deixou a banda.
A banda então recrutou Daniel Mamede (ex-Fúria Louca), que permaneceu na banda até junho de 2014, finalizando inclusive, as gravações de bateria, até que Rayan de Oliveira assumiu as baquetas. No final de 2014, com mais uma ruptura, o baixista original Carlos Jacer deixa a banda por motivos particulares, para então ser recrutado o experiente Fabio Matta, já conhecido no circuito de Londrina.
A banda se encontra nas vésperas de lançamento do tão aguardado debut “Blow on the Eye”, que será lançado pela Voice Music e terá distribuição nacional com previsão para maio de 2015.
A banda é uma das grandes atrações da coletânea Roadie Metal Volume 8.
Links relacionados:
www.soundcloud.com/brutallian
www.reverbnation.com/brutallian