Um novo vídeo de quatro minutos no qual o vocalista do IRON MAIDEN Bruce Dickinson discute a composição do 17º álbum de estúdio da banda, "Senjutsu", pode ser visto abaixo.

"Foi há pouco menos de dois anos quando terminamos este álbum", disse ele (conforme transcrito pelo BLABBERMOUTH.NET). " Quão maluco é isso?

“O álbum em si ... Steve [Harris, baixo] veio com um monte de coisas que ele era ... Ele então disse, 'Isso é sobre isso. Aqui está a música.' Adrian [Smith, guitarra] e eu escrevemos algumas coisas - três coisas, na verdade - uma das quais acabou sendo a primeira faixa, para a qual existe o vídeo, obviamente. E escrevemos do jeito que normalmente escrevíamos eles, exceto em vez de escrevê-los no banheiro de alguém ou na casa de alguém, estávamos apenas no estúdio, por conta própria, ele com um violão, eu cantando, experimentando algumas melodias e eu pensando, 'Hmm, acho que posso veja do que se trata. '"

Dickinson também falou mais detalhadamente sobre o processo de composição, dizendo: "Na verdade, o amor por criar coisas é a única coisa que me leva ao estúdio. Basicamente, não gosto de estúdios. Eles são legais para sentar e beber café , mas a menos que haja algo criativo acontecendo, eles estão meio mortos. É a criatividade que dá vida a tudo no estúdio, e então é animar a criatividade e gravá-la. Então essa é a parte que me pega. Agora, a parte que eu realmente amo é quando você ouve algo que te inspira - um riff de guitarra, seja o que for - sugere uma melodia, e a partir dessa melodia escrevemos um verso e uma ponte, e de repente estamos procurando o que você pode chamar um refrão, o que você pode chamar de gancho - seja o que for - e ele chega. Bingo. 'Uau! Sim, sim, sim.' E isso, para mim, é o momento 'venha para Jesus' - é, tipo, 'Sim!' E eu adoro esses momentos. Há momentos assim em todos os aspectos de qualquer coisa criativa - seja fazer um filme, seja um vídeo, seja o que for - há algo ali, há um momento em que você diz: 'Brilhante. o que o torna diferente. Isso é o que o faz funcionar. '"
Sobre a direção musical geral do novo LP do MAIDEN, Bruce disse: "Então, eu ouvi depois de ter sido masterizado e, em seguida, peguei uma cópia no meu laptop para poder ouvir em casa. E pensei: 'Isso é realmente muito bom. ' E há algumas coisas nele que vão absolutamente explodir as mentes das pessoas. Quero dizer, há coisas aí que você pensa, 'Espere um minuto. É que o THE MOODY BLUES de repente bateu em um álbum do IRON MAIDEN.' Honestamente, há algumas partes muito, muito legais. Então eu não acho que os fãs do MAIDEN vão ficar desapontados. E mesmo as pessoas que não são fãs do MAIDEN podem se surpreender com uma ou duas coisas que podem gostar. Eu realmente acho que é um álbum legal . E a bateria de Nicko [McBrain] nela é sensacional, na verdade, também, devo dizer. "

BMG lançará "Senjutsu", o primeiro álbum do IRON MAIDEN em seis anos, no dia 3 de setembro. Foi gravado em Paris com o produtor de longa data Kevin Shirley e co-produzido por Harris. Foi precedido em 15 de julho por um vídeo de animação já aclamado para o primeiro single "The Writing On The Wall" feito pela BlinkInk baseado em um conceito de Dickinson com dois ex-executivos da Pixar. Seguiu-se uma campanha de teaser de um mês e uma "caça ao tesouro" global por pistas sobre o título e o conceito da faixa.

Para "Senjutsu" - livremente traduzido como "tática e estratégia" - a banda mais uma vez contratou os serviços de Mark Wilkinson para criar a arte da capa com o tema Samurai espetacular, baseada em uma ideia de Harris. Com um tempo de execução de pouco menos de 82 minutos, "Senjutsu", como seu disco anterior "The Book Of Souls", será um CD duplo / álbum triplo em vinil.

O IRON MAIDEN não tinha lançado nenhuma música nova desde o LP "The Book Of Souls" de 2015, que foi gravado no final de 2014 em Paris, França, com Shirley.

"The Book Of Souls" foi o álbum mais longo do MAIDEN, marcando 92 minutos, com letras fortemente baseadas em temas de morte, reencarnação, alma e mortalidade.

"Senjutsu" marca o sexto álbum do MAIDEN a ser produzido por Shirley, que trabalhou com o MAIDEN nas últimas duas décadas.

Além do MAIDEN, Shirley colaborou com dezenas de artistas notáveis, incluindo Joe Bonamassa, JOURNEY, DREAM THEATER e LED ZEPPELIN.

Durante a produção de "The Book Of Souls", Dickinson foi diagnosticado com um tumor cancerígeno na parte de trás de sua língua. Ele gravou todos os vocais do álbum com o tumor antes de se submeter ao tratamento e se recuperar totalmente a tempo do lançamento do LP em setembro de 2015.

Fonte: https://blabbermouth.net/news/bruce-dickinson-says-some-stuff-on-new-iron-maiden-album-will-absolutely-blow-peoples-minds/