Resenha: Brother Firetribe – Sunbound (2017)

Se você teve parte da sua adolescência assistindo filmes clássicos dos anos 80, absorveu clássicos como as trilhas de Rocky e O Grande Dragão Branco entre outros e hoje respira as influências que estas grandes músicas trouxeram para o mundo do rock. E que tal ouvir um integrante do Leverage, junto com um do Nightwish e ex-Almah em uma nova roupagem, destilando um dos melhores trabalhos de Hard Rock melódico de 2017. Conheça mais sobre o Brother Firetribe e seu novo trabalho Sunbound e já adianto:  recomendadíssimo!

Os finlandeses trouxeram em Sunbound uma sonoridade que mistura referências de Survivor, David Bowie, Europe, Peter Gabriel, Richard Marx, Peter Gabriel, Journey entre outros apresentando ótimas melodias, linhas de teclado e muitos riffs que nos transportam diretamente para a década de 80.

“Help is On The Way” abre o disco já mostrando bem essa mistura de hard com sintetizadores, recheada com uma batida marcante e um refrão altamente contagiante. Pekka Ansio Heino comanda os vocais com qualidade ímpar, encaixando bem os graves e agudos. É um hard rock fácil e gostoso de ouvir.

Na sequência temos outra ótima faixa irresistível “Indelible Heroes”. Com sua batida marcada com sintetizadores é uma das melhores faixas do disco. A banda faz agradecimento à um dos grandes do metal, como Motörhead enquanto toca “soando de forma que faria Lemmy se revirar no caixão”. Pura ironia, porém recheada de riffs estilo Harem Scarem e The Unity.

Continuando, temos o grande ponto alto do trabalho. “Taste of a Champion” é como ter a sensação de já ter ouvido essa trilha em algum dos já citados filmes clássicos dos anos 80. É impossível não fazer a ligação com cenas clássicas como aqueles flashs em que Rocky se prepara para a grande luta final. É sensacional. E pode aumentar o som no vídeo abaixo para conferir:

Depois deste belo trio de entrada, vem faixa como “Last Forever” onde o Brother explora ainda mais os refrões grudentos e os sintetizadores. Outra faixa clássica que merece nosso destaque. “Give me Tonight” vem na continuidade com uma pegada rock e temos após “Shock” que é a influência mais Peter Gabriel que os caras puderam colocar dentro do disco. É Hard, é Pop e é bom, de verdade.

“Strangled” e “Heart of the Matter” continuam mantendo o nível de Sunbound lá em cima. Riffs bem trabalhados e músicas extremamente cativantes. Cada refrão te leva a cantar e a apreciar ainda mais cada nota deste trabalho. Claro que manter este nível o tempo todo é bastante complicado, “Restless Heart”, “Big City Dream” e “Phantasmagoria” são aquelas faixas para compor o disco. Boas, sem sombra de dúvidas, mas tem menor destaque que as citadas anteriormente.

Para fechar este trabalho, duas bônus, sendo que “Don’t Cry for Yesterday” fará você acreditar estar ouvindo Journey, literalmente. Já “For Better of For Worse” vai te levar à algo muito parecido com um Bon Jovi acústico. Resumidamente, este é um disco obrigatório para os fãs das músicas dos anos oitenta, ou fãs de um ótimo Hard Melódico. É para ouvir e não tirar mais do set. Acredite.

Formação:
Pekka Ansio Heino – vocal
Erno Vuorinen – guitarra
Jason Flinck – baixo
Tomppa Nikulainen – teclado
Kalle Torniainen – bateria

Faixas:
01. Sunbound
02. Help Is On The Way
03. Indelible Heroes
04. Taste of a Champion
05. Last Forever
06. Give Me Tonight
07. Shock
08. Heart of The Matter
09. Restless Heart
10. Big City Dream
11. Phantasmagoria
12. Don’t Cry for Yesterday
13. For Better of For Worse

Encontre sua banda favorita