Hansi Kürsch concedeu uma entrevista para o canal The Metal Voice durante a edição desse ano do Heavy Montreal Festival, acontecido em Quebec, Canadá.

Durante a conversa, o frontman deixou bem claro quais são os planos do Blind Guardian para os próximos anos: um álbum ao vivo em 2018 e um orquestrado em 2019. Sobre esse último, Hansi explica:

“Todas são canções novas. Começamos a trabalhar nelas enquanto fazíamos o ‘Nightfall In The Middle Earth’. Quando tínhamos as duas primeiras já prontas, eu realmente queria usá-las no ‘Nightfall’, mas os outros integrantes acharam que não funcionariam. Elas eram muito especiais. Então propus a eles…’por que não trabalhar em um álbum inteiro assim?”Sim, é uma ótima ideia. E daqui a cinco anos, podemos lançá-lo’. ‘Sim…cinco anos a partir de agora’ (risos). Então, quase 20 anos já se passaram e ainda estamos trabalhando nele. A previsão é que seja lançado em 2019, pois ano passado nós gravamos muitos shows, e vamos lançar um álbum duplo ao vivo em 2018. Ainda estamos decidindo que músicas de cada cidade entrarão no CD. Creio que quando voltarmos para a América do Norte em novembro seremos capazes de mixá-lo”.