“Eating Lies”, o novo vídeo dirigido por Richard Pembridge do vocalista britânico Blaze Bayley (IRON MAIDEN, WOLFSBANE), pode ser visto abaixo. A música é tirada de seu nono álbum solo, “Endure And Survive”, que foi lançado em 3 de março via Blaze Bayley Recording. O disco foi gravado em Birmingham, Inglaterra,no Robannas Studios e disse ser “uma sequência emocionante e apaixonante” para o lançamento de 2014 “Infinite Entanglement”, que foi o primeiro de uma trilogia de lançamentos seguindo um conceito de ciência e ficção científica.
Ao longo da turnê mundial “Endure And Survive”, a Blaze está sendo apoiada por seus principais músicos de gravação e de turnê, escolhidos da banda de metal britânica ABSOLVA e incluindo Chris Appleton (guitarra, backing vocals), Martin McNee (bateria), Karl Schramm (baixo, backing vocals).
Além dos membros de banda estabelecidos, como acima dito sobre o ABSOLVA, “Endure And Survive” também contém uma talentosa variedade de colaboradores: Luke Appleton (ICED EARTH, ABSOLVA) nos backs vocals; Michelle Sciarrotta, Jo Robinson, Mel Adams, Liz Owen, Thomas Zwijsen, Anne Bakker, Corvin Bahn (Uli Jon Roth), Aine Brewer, e Rob Toogood.
A espetacular obra de arte do álbum foi criada por Andreas Sandberg, com imagens adicionais de Christopher Steenstrup, que também está trabalhando em um videogame de Blaze Bayley.
“Endure And Survive” foi gravado entre outubro e dezembro de 2016, produzido por Blaze Bayley e Chris Appleton, mixado e projetado por Miguel Seco, masterizado por Ade Emsley (IRON MAIDEN, TANK, PHIL CAMPBELL). Como com o recorde anterior, a composição foi uma colaboração entre Blaze, Chris Appleton e Michelle Sciarrotta.
“Endure And Survive” tracklist:
01. Endure And Survive
02. Escape Velocity
03. Blood
04. Eating Lies
05. Destroyer
06. Dawn Of The Dead Son
07. Remember
08. Fight Back
09. The World Is Turning The Wrong Way
10. Together We Can Move The Sun
Bayley disse à AXS.com sobre “Endure And Survive”: “A trilogia começa no ano passado com ‘Infinite Entanglement’, que é a história de alguém ser selecionado para uma missão de atravessar a galáxia para um novo planeta terrestre descoberto por telescópio. Ele descobre que ele não está realmente em uma roupa espacial ajustada, mas sua consciência foi baixada para um corpo de máquina. Ele só descobre quando ele está na missão. Então ele deve decidir: “Bem, eu acho que é um humano . Eu me sinto como um humano, mas não tenho carne e sangue. Sou humano? E, é uma questão de identidade e indo para um novo lugar sem arrependimentos e sem passado, mas deixando para trás tudo o que você conhece e considera estar em casa e sabendo que é uma jornada unidirecional. Na segunda parte, ‘Endure And Survive’ , é o fim desta missão. São necessários mil anos para chegar ao novo planeta terrestre, não há uma viagem mais rápida do que leve, então ele precisa “suportar” essa jornada de mil anos. aproxima-se do planeta, ele começa a perceber que ele nunca foi feito para chegar lá. O computador do navegador e o próprio navegador estão programados para se livrar dele, para jogá-lo no espaço, para tratá-lo como um pedaço de lixo. Agora, sua missão é cumprida, seu DNA nunca deve atingir esse ponto. E essa é a parte da “sobrevivência”. Ele deve sobreviver a essa tentativa em sua vida, a tentativa de destruí-lo, destruí-lo. É por isso que é ” Resistir e sobreviver “.
“Este segundo álbum é muito mais escuro, mas também tem músicas como ‘Fight Back’, que é quase por puro desprezo, não ceder. Vocês sabem que querem se livrar de você e você está apenas esperando por puro desprezo “Dawn Of The Dead Son” é sobre voltar, tomar uma decisão em sua própria mente que você não vai deixar ir. Que você não vai desistir, não importa o que, como o afogador, você se recusa a se afogar. É disso que se trata.
“Há muitos desses temas no álbum e é muito mais escuro. Até agora, ao vivo, em todos os lugares que jogamos nos EUA, tocamos muitas novas músicas do álbum ‘Endure And Survive’ e ‘Infinite Entanglement ‘e os fãs entraram realmente nisso. Eles caíram muito bem e o álbum está indo bem. “