O ex-vocalista do Iron Maiden, Blaze Bayley, discutiu seu estado de saúde seis meses após passar por uma cirurgia de ponte de safena quádrupla, após um ataque cardíaco em março. Blaze, que esteve na banda por cinco anos, compartilhou detalhes em uma nova entrevista para o portal The Metal Voice, conforme relatado pelo site BLABBERMOUTH.NET.

Ele destacou a sorte que teve diante desse terrível incidente em sua vida. Na sexta-feira que antecedeu o ataque, ele finalizou o que acredita ser a versão final e masterizada de um novo álbum. No sábado, experimentou dores no peito e se perguntou se seria indigestão ou um ataque cardíaco. Com a ambulância a apenas dois minutos de sua casa, os paramédicos chegaram rapidamente e confirmaram que estava tendo um ataque cardíaco. Em questão de 15 minutos, estava no hospital recebendo tratamento.

Blaze destacou a importância da rapidez da resposta médica, observando que os paramédicos afirmaram que, se o incidente ocorresse apenas 10 minutos depois, ele não teria sobrevivido. Ele estava literalmente a 10 minutos da morte. Após a cirurgia, que demorou algumas semanas para acontecer, ele brincou sobre a quantidade de metal dentro de si devido aos fios de aço cirúrgico usados.

Quando questionado sobre os sintomas que sentiu antes do ataque cardíaco, Blaze explicou que os sintomas variam de pessoa para pessoa e que a situação é confusa. Em seu caso, ele descreveu a dor no peito como se alguém estivesse sentado sobre ele ou como um chute de cavalo em câmera lenta, acompanhado de suor. Ele também mencionou que algumas pessoas podem sentir dormência no braço esquerdo, mas ele não teve esse sintoma.

Quando se trata de prevenção, Blaze enfatizou a importância de exames regulares, incluindo testes de colesterol e triglicerídeos, além de não ignorar os sinais de alerta. Ele reconheceu que a inatividade física e hábitos prejudiciais podem contribuir para problemas cardíacos.

Blaze Bayley também expressou sua gratidão pelo apoio massivo que recebeu de fãs e ex-colegas de banda após o ataque cardíaco. Ele se sentiu abençoado pela quantidade incrível de apoio que recebeu de seus fãs, tanto do Wolfsbane quanto do Iron Maiden. As cartas e mensagens de seus seguidores o emocionaram profundamente.

Em resumo, a cirurgia de ponte de safena foi mencionada como uma técnica para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, utilizando vasos sanguíneos de outra parte do corpo para contornar artérias danificadas.