Recentemente Blaze Bayley, cantor e ex-vocalista da banda Iron Maiden, concedeu entrevista à Crash Tv. Ao ser questionado sobre a inspiração para a música “Virus”, que compõe o álbum de retrospectiva do Iron, o “Best Of The Beast”, Blaze afirma que a música versa sobre o ódio e o cinismo dos jornalistas e suas envenenadas atitudes, por isso da analogia do conteúdo da letra com os organismos virais. Ele conta que a imprensa britânica adorou a saída de Bruce Dickinson da banda em meados da década de 1990, e começou a desejar que o Iron acabasse. Por isso, os jornalistas agiram para diminuir a aceitação da banda junto ao público, dizendo que as músicas eram ruins e que não valia a pena serem ouvidas.

“Mentalmente, eles continuaram alimentando essas coisas horríveis, e as pessoas começaram a acreditar que algo é ruim quando eles nem mesmo ouviram por si mesmos; eles nem conhecem sobre isso. Porque alguém disse a eles que é ruim, eles falam “oh, isso deve ser ruim então”, ao invés de procurar por si mesmos. E é esse o vírus maligno que nós falamos nessas letras.”

Blaze afirma que mantém essa música em sua setlist nos seus shows ao vivo, só que na sua própria versão. Diz ele que seus fãs gostam de “Virus” e adora a reação deles quando a toca em seus shows.

Confira abaixo o link para a referida música.