Não é segredo para ninguém que Blaze Bayley é, talvez, o músico mais humilde e simpático do Heavy Metal. Uma de suas manifestações de humildade mais frequentes é sua adoração a Bruce Dickinson e a sua voz, algo que Blaze faz questão de deixar claro sempre que possui a oportunidade.
Em recente entrevista ao site britânico Eonmusic, Blaze mais uma vez reforçou o quanto ama a voz de Bruce Dickinson e o quanto é grato pelo atual vocalista do Iron Maiden poder ajudá-lo sempre que pode. Blaze também enaltece o fato de o Iron Maiden continuar a tocar canções de The X Factor (1995) e de Virtual XI (1998), os dois álbuns gravados por Blaze Bayley em sua passagem pela branda inglesa.
“É fantástico! Eu absolutamente amo a voz de Bruce Dickinson. Ele tem sido um grande apoiador de minha carreira antes, durante e depois de minha passagem pelo Iron Maiden. A sua voz é uma das marcas registradas do Heavy Metal; ela é o epítome do que é cantar Heavy Metal. Bruce sempre disse que ele não tem problemas em cantar qualquer coisa de minha era, e para mim, o que é bastante legal é que aqueles dois álbuns são considerados, obviamente, tão importantes quanto os outros álbuns do catálogo do Iron Maiden. E o fato de que aquelas duas enormes e maravilhosas músicas [Sign Of The Cross e The Clansman] fazerem parte do atual set do Iron Maiden é fantástico. Me sinto bastante sortudo em ser parte disso.”
Blaze Bayley voltou no tempo e relembrou detalhes sobre sua performance em estúdio durante as gravações de The X Factor e Virtual XI, ressaltando que é mais difícil registrar as novas músicas em estúdio do que cantá-las ao vivo depois.
“A parte mais horrível sobre as gravações é que as músicas são novas, você faz o seu melhor para cantá-las direito e então as grava da melhor forma que você pode. Mas durante a turnê, é como se os limites deixassem de existir. Você as sente como se fosse um par de calçados que não apertam, como um jeans confortável, e você começa a se sentir realmente confortável com as músicas. Daí você não tem mais aquela sensação que você tinha quando estava gravando. 25 anos depois, agora eu tenho uma profunda familiaridade com as músicas e me sinto bem mais confiante para cantá-las do que antes.”
Blaze também comentou sobre a reação de muitos fãs do Iron Maiden ao não o aceitarem como novo vocalista da banda no lugar de Bruce Dickinson.
“O seu cantor favorito saiu da sua banda favorita e agora quem está lá é alguém que você não queria. É quase a mesma coisa de você conviver uma madrasta malvada.”
O lançamento mais recente de Blaze Bayley foi o DVD Live In Czech, que foi lançado no último dia 03 de abril pela Blaze Bayley Recordings, a própria gravadora do músico. Para setembro está agendado o relançamento de Tenth Dimension, o segundo álbum de Blaze Bayley, lançado originalmente em 2002. O relançamento virá com uma arte reformulada e também haverá o formato em vinil. A atual formação da banda de Blaze Bayley conta com Chris Appleton nas guitarras, Karl Schramm no contrabaixo e Martin McNee na bateria, todos eles integrantes da banda Absolva, que tem também o guitarrista Luke Appleton, atual baixista do Iced Earth.