Black Sabbath: há sete anos a banda lançava seu último álbum

by Helton Grunge

Quem não conhece Black Sabbath certamente não tem a mínima noção do que é o Rock e do que é o Metal. Considerada a banda precursora do Heavy Metal, o Black Sabbath encerrou suas atividades no ano de 2017 com a turnê The End, porém seu último álbum de estúdio foi lançado dia 10 de junho de 2013, há exatamente sete anos atrás.

Neste mesmo dia, há sete anos atrás, o Black Sabbath lançava 13 (2013), seu último álbum de estúdio e o décimo nono de sua longa e gloriosa carreira musical. Este foi o primeiro trabalho de estúdio lançado pelo grupo desde Forbidden (1995) e também o primeiro trabalho de estúdio da banda que contou com o lendário Ozzy Osbourne nos vocais desde o Never Say Die! (1978).

Em 1998 o Black Sabbath lançou um álbum ao vivo chamado Reunion (1998). Após este trabalho, a formação original do grupo começou a trabalhar em um novo álbum de estúdio no ano de 2001; este trabalho contaria com o produtor Rick Rubin.

Porém, em meio a agendas cheias e compromissos dos integrantes com suas outras carreiras musicais, o projeto foi adiado e a banda entrou em hiato. No ano de 2011 a banda retomou aquele projeto, que estava com sua ideia engavetada havia uma década, e reiniciou os preparativos para lançar mais um trabalho de estúdio com faixas inéditas.

O álbum 13 (2013) contou com os membros originais Ozzy Osbourne ( vocais), Tony Iommi (guitarras) e Geezer Butler (baixos) junto do baterista Brad Wilk (Rage Against the Machine e Audioslave). O baterista Bill Ward não participou da reunião devido a uma disputa contratual.

A recepção do álbum contou com elogios e críticas na época. O renomado veículo chamado Allmusic afirmou  que o álbum era “inesperadamente brilhante, apocalíptico e essencial para qualquer fã de metal obstinado”, provando, assim, a importância da banda mesmo com anos de hiato e mesmo depois de terem optado por seguirem por outras carreiras musicais neste tempo.

A relevância do Black Sabbtah é enorme para a música de todos os tempos e, ainda contando com três dos fundadores da banda, temos um trabalho que merece ser ouvido por todos os amantes do Heavy Metal.

A icônica capa do disco foi fotografada por Jonathan Knowles nos arredores de Buckingshamshire, na Inglaterra, e consiste em uma armação de vime incendiada com o número 13 em destaque.

Após seu lançamento, o Black Sabbath saiu em turnê mundial para a divulgação do trabalho. Nesta mesma época, Tony Iommi realizava periodicamente um tratamento contra um linfoma.

As faixas God Is Dead?, End of the Beginning e Loner foram lançadas como singles para ajudar na divulgação do trabalho. Diante de tudo isso, o álbum 13 (2013) atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso em oito países diferentes; dentre eles estavam os Estados Unidos (onde atingiram esta posição pela primeira vez) e o Reino Unido (onde atingiram esta posição pela primeira vez desde o disco Paranoid, de 1970).

13 – Black Sabbath
Data de Lançamento: 10/06/2013
Gravadora: Vertigo, Universal

Tracklist

01. End of the Beginning
02. God is Dead?
03. Loner
04. Zeitgeist
05. Age of Reason
06. Live Forever
07. Damaged Soul
08. Dear Father

Faixas bonus da versão de luxo

09. Methademic
10. Peace of Mind
11. Pariah

Formação

Tony Iommi – guitarra
Ozzy Osbourne – vocal
Geezer Butler – baixo

Músico Convidado

Brad Wilk – bateria

Produção

Rick Rubin

Fonte: Limonada Musical

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish