Biografia: Tuomas Holopainen

Tuomas Lauri Johannes Holopainen, nasceu no dia de natal, em 25 de dezembro de 1976, na cidade de Kitee, Carélia do Norte, localizada na parte oriental da Finlândia. O mais novo de 3 irmãos, é filho do empreendedor Pentti Holopainen e Kirsti Nortia-Holopainen, uma ex-professora de música e inglês numa escola primária. Sua irmã mais velha, Susanna, é cirurgiã-urologista e seu irmão mais velho, Petri, é assistente de autópsias. Tuomas desde cedo apresentou habilidades tanto pra música, quanto para composições líricas. Aos 7 anos foi matriculado numa escola de piano por sua mãe e mais tarde estudou clarinete, saxofone e teoria musical, numa escola de música, por 12 anos. Curiosamente, Tuomas não tinha aspirações musicais, desejando ser biólogo. Seu envolvimento com o heavy metal se deu através de um colega de intercâmbio, que o levou aos EUA para assistir shows do Metallica e do Guns N’Roses.

Tuomas Holopainen

Tuomas Holopainen não se considera religioso, mas de mente aberta. Pra ele, a religião não é ruim e sim a interpretação humana dela. Ele é vegetariano. A primeira banda em que se envolveu, aos 16 anos, foi um projeto chamado Dismal Silence, onde ele fez performances ao vivo por alguns meses. 3 anos depois, Tuomas entrou para o grupo Darkwoods My Betrothed, já participando de seu álbum de estreia Heirs of the North Star. Nessa mesma época, ele compôs a sua primeira canção, chamada A New Heaven, a New Earth. Ainda em 1995, ele fez parte de uma outra banda, a Nattvindens Gråt, e com essa banda lançou 2 álbuns, A Bard’s Tale e Chaos Without Theory, além de algumas fitas demo. Seu trabalho com a banda Darkwoods My Betrothed lhe rendeu mais 2 álbuns e foi interrompido em 1998, com ele já aos 22 anos, com seu ingresso no Exército Finlandês. Nas forças armadas, porém, Tuomas não precisou se envolver com atividades relacionadas à armas, isto porque o jovem conseguiu um cargo como clarinetista na banda militar. Vale lembrar que Tuomas também atuou como professor substituto num colégio em sua cidade natal, por 2 anos.

Nightwish

Apesar de sua popularidade como músico em seu país, por conta de seu envolvimento com as já citadas bandas, isso não o satisfez, pois queria ter a sua própria banda, em que pudesse escrever as suas próprias canções. Assim, em 1996, ainda antes de seu ingresso no exército, ele se juntou a antigos amigos de escola, a cantora Tarja Turunen e o guitarrista Emppu Vuorinen, formando o que viria a ser a banda Nighwish. A banda foi formada em agosto daquele ano e em dezembro, antes de seu primeiro show oficial, lançaram uma demonstração intitulada Nightwish, do qual batizaram a banda, em seguida. Já com o nome estabelecido, no ano seguinte, passaram a compor o que seria seu álbum de estreia, com Tuomas escrevendo as canções enquanto servia nas forças armadas. O primeiro álbum, Angels Fall First foi lançado em 1º de novembro de 1997 e no dia 31 de dezembro fizeram seu primeiro show, em Kitee, sua cidade natal.

O tecladista Tuomas Holopainen, além de seu trabalho à frente do Nightwish, banda co-fundada por ele, realiza trabalhos paralelos, como a participação na banda For My Pain, capitaneada por Altti Veteläinen e Petri Sankala, sendo este um projeto envolvendo diversos outros músicos finlandeses, e que chegou a lançar o álbum Fallen (2003), além de lançar um single em 2004, chamado Killing Romance. Diversas outras bandas contaram com a presença de Tuomas, seja em estúdio ou ao vivo, com destaque para o Trio Timo Rautiainen, que já lançou, desde 2006, 2 álbuns, 3 singles e um EP. Ainda participou de 3 álbuns, como tecladista, com a banda Kotiteollisuus, também da Finlândia. Em 2014, Tuomas Holopainen lançou seu primeiro álbum solo, Music Inspired by the Life and Times of Scrooge, inspirado nas aventuras do icônico Tio Patinhas, da Disney e que trouxe a participação de sua esposa, a cantora pop finlandesa Johanna Kurkela, na canção A Lifetime of Adventure

Tuomas Holopainen também atua como produtor musical e escritor. Como produtor, trabalha com a banda feminina de pop rock Indica, de seu país, em seus álbuns de estúdio. A banda já excursionou como banda de abertura do próprio Nightwish. Como compositor, ele tem fortes influências pelos filmes, assim como em raízes folclóricas e indígenas. Ele se declara como fã do compositor de trilhas sonoras para cinema Hans Zimmer. Outras influências percebidas em suas composições estão a série de TV Dragoniance, as histórias do sul-africano J.R.R. Tolkien e Stephen King. Por outro lado, algumas canções lançadas pelo Nightwish também foram incluídas em trilhas sonoras, com o consentimento de Tuomas Holopainen, que continua a sua brilhante trajetória como tecladista e compositor de uma das mais proeminentes bandas de metal sinfônico, o Nightwish.

Tuomas Holopainen

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

    

Encontre sua banda favorita