Keith Noel Emerson, nasceu em Todmorden, Yorkshire, Inglaterra, em 02 de novembro de 1944, mas cresceu na região costeira de Worthing, West Sussex, também na Inglaterra. Interessou-se pela música desde cedo, recebendo aulas particulares de música clássica ocidental. Um órgão Hammond, tocado pelo tecladista de Jazz Jack McDuff, o intrigou, a ponto dele desejar se especializar neste instrumento, na primeira metade dos anos 60.
Essa inspiração no Jazz e suas harmonias, ajudou-o a criar seu próprio estilo combinando música erudita, Jazz e temas do Rock. Em 1969, incorporou um sintetizador Moog a seus teclados. Isso, inclusive ajudou no aperfeiçoamento do aparelho e sua expansão no mercado de instrumentos musicais eletrônicos. Keith Emerson foi o pioneiro em usar este sintetizador em turnê, intrigando ao próprio Dr. Robert Moog, o inventor do aparelho.

Keith Emerson é conhecido por ser um virtuoso e também por suas espalhafatosas apresentações ao vivo, em que “fritava” teclas específicas de seu órgão Hammond durante seus solos, tocava o órgão de cabeça para baixo enquanto o instrumento ficava em cima dele, e fazia com que o piano ficasse girando enquanto o tocava. Além de ser um dos melhores tecladistas do Rock Progressivo, era dono de uma técnica muito apurada e agressiva, o que acabou por lhe render uma série de complicações nos seus punhos. Uma característica marcante das músicas de Keith Emerson são seus arranjos de Rock para composições eruditas
Integrou a banda T-Bones, ainda nos anos 60 e ao final daquela década ajudou a fundar a banda The Nice, junto com o guitarrista David O’List, o vocalista e baixista Lee Jackson e o baterista Brian Davison. Seu principal sucesso comercial foi uma versão instrumental de “America”, de Leonard Bernstein.
Após conhecer o vocalista e baixista Greg Lake, do King Crimson, nos bastidores de uma turnê, nos Estados Unidos, em 1970, Emerson termina com o The Nice e juntos tiram o baterista Carl Palmer da banda Atomic Rooster. Assim, é formado o supergrupo de Rock progressivo ELP ou Emerson, Lake & Palmer. O som do ELP era dominado pelo órgão Hammond, pelo sintetizador Moog e pelo piano de Emerson. As composições da banda eram muito influenciadas pela música erudita do período clássico, com adições de Jazz e Hard Rock. Vale ressaltar que a possível entrada de Jimi Hendrix no grupo não passou de um boato, que foi desmentido por Greg Lake.

Keith Emerson também se envolveu na composição de trilhas sonoras para o cinema e televisão, como “Inferno”, filme de Dario Argento, “Nighthawks”, um mangá adaptado para o cinema por Rintaro e “Godzilla – Batalha Final”, também japonês. Além disso, compôs a trilha da curta série de televisão “Iron Man”, de 1994.
Sua morte ocorreu em 10 de março de 2016, em sua casa, em Santa Mônica, na Califórnia-EUA. Ele vinha apresentando um comportamento depressivo e ansioso em virtude de críticas que vinha recebendo pela internet uma vez que seu problema no nervo da mão direita vinha limitando suas performances, o que o levou ao suicídio.
É inegável a contribuição de Keith Emerson ao Rock, especialmente ao Rock Progressivo, fazendo com que seu nome e seu legado sejam mantidos para o nosso deleite.