Jeffrey Allen Ament nasceu em 10 de março de 1963, em Havre, Montana, nos EUA, porém cresceu em Big Sandy, também em Montana. Jeff, que descreve a sua família como muito pobre e extremamente católica, tem um irmão chamado Barry. Seu pai era motorista de ônibus escolar, mas também se tornou prefeito de Big Sandy por 15 anos.
Começou a tocar baixo na adolescência tocando junto às audições de álbuns dos Ramones, The Chash e The Police. Gradou-se no colegial, em Big Sandy, em 1981. Lá, enquanto cursava o colegial, jogava basebol, futebol americano e praticava atletismo. Após graduar-se, foi para a faculdade e cursou a University of Montana, em Missoula. Na faculdade, Jeff cursou artes e jogou basebol, mas desistiu no segundo ano uma vez que o programa de design gráfico seria descontinuado.
Mudou-se com a sua banda Deranged Diction, em 1983, para Seattle. Para se sustentar, Jeff começou a trabalhar em um café em Belltown. Logo ficou amigo dos músicos de Seattle Mark Arm e Steve Turner, que o convidaram para integrar uma nova banda chamada Green River, no ano seguinte à sua chegada. Mais tarde, o guitarrista Stone Gossard juntou-se à banda. Chegaram a gravar e lançar um EP intitulado “Come on Down”, em 1985, mas por causa de problemas na sonoridade, uma vez que Ament e Gossard estavam se distanciando do Heavy Metal, segundo Steve Turner, este último deixou a banda antes do lançamento do EP. Bruce Farweather, que era o vocalista da banda anterior de Jeff assumiu os vocais. Um outro trabalho foi lançado 2 anos depois com o nome “Dry as a Bone” e no ano seguinte foi lançado o único álbum cheio “Rehab Doll”. Mais uma vez os problemas de estilo geraram disputas internas, que acabaram por encerrar as atividades do Green River.
Jeff precisava trabalhar para pagar seu aluguel, enquanto os demais membros eram sustentados pelos pais. A banda conseguiu um sucesso considerável na região e ajudou a criar o movimento grunge, sendo até apontada como a pioneira do estilo. Jeff estava levando à sério a questão de ser músico e então, após a dissolução do Green River, ele, Gossard e Fairweather formaram uma nova banda, a Mother Love Bone, ainda em 1988, com mais dois integrantes Andrew Wood e Greg Gilmore. Colocaram as mãos na massa, gravando e tocando, e em pouquíssimo tempo já eram uma banda promissora de Seattle. Após um contrato assinado com a PolyGram, em 1989, em 3 meses foi possível lançar o primeiro trabalho, o EP “Shine”. O álbum de estreia viria em seguida, sendo preparado para ser lançado em 1990. Uma fatalidade interrompeu o processo por um tempo, por causa da morte prematura do vocalista. Wood teve uma overdose de heroína e morreu. Apesar de a banda conseguir lançar o álbum “Apple”, foi dissolvida após a morte do músico.
Jeff e Gossard acabaram por seguir temporariamente caminhos diferentes. Jeff integrou a banda War Babies, enquanto Gossard seguiu outro rumo. Porém, eventualmente se encontravam e tocavam juntos. Num desses momentos, Jeff juntou-se a Gossard e um amigo de infância dele chamado Mike McCready. O vocalista Chris Cornell montou uma banda tributo em homenagem a Andrew Wood chamada Temple of the Dog e convidou o trio para juntar-se a ele. Wood havia sido companheiro de quarto de Cornell e Jeff viu ali uma possibilidade real de estar de volta com seu amigo Gossard para fazer música. O time foi completado com o baterista do Soundgarden Matt Cameron. Tanto canções escritas por Cornell, quanto material de demos de Jeff e Gossard serviram de base para a música do Temple of the Dog. Um outro vocalista, recém-chegado a Seattle para uma audição para uma nova banda chamado Eddie Vedder juntou-se ao grupo. Gravou um dueto vocal com Cornell, na canção “Hunger Strike” bem como fez backing vocals em várias outras canções. Com material suficiente para um álbum, a banda gravou e lançou “Temple of the Dog”, pela A&M Records, em 1991.
Entre os anos de 1990 e 1991, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready decidem manter suas forças unidas sob um mesmo nome. O recém-chegado Vedder e o baterista Dave Krusen fecharam o time. Um nome que havia sido escolhido para representar esta união “Mookie Blaylock” era uma referência a um jogador de basquete. Porém, ao assinarem contrato com a Epic Records, em 1991 foram forçados a mudar de nome, por questões de marca registrada, dando origem definitiva ao Pearl Jam, que lançou seu álbum de estreia “Ten”, em 1991. A primeira apresentação oficial desse conjunto foi no café Off Ramp, em Seattle, em 22 de outubro de 1990. Além de suas contribuições musicais para a banda, Ament contribui significativamente para a arte dos álbuns da banda. Suas fotografias podem ser vistas na maioria dos álbuns lançados pelo Pearl Jam.
Além de seus trabalhos como baixista do Pearl Jam, Jeff Ament participou em outros trabalhos paralelos, como o projeto Three Fish, que já lançou 2 álbuns “Three Fish” (1996) e “The Quiet Table” (1999), também gravou o álbum “Mirror Ball”, de Neil Young, em 1995, entre outros. Jeff Ament também lançou um álbum solo, chamado “Tone”, em 2008, assim como se aventurou no cinema, no filme “Singles”.
Como suas influências musicais ele cita bandas como The Who, The Beatles, Aerosmith, KISS, AC/DC, Ramones, Sex Pistols, The Clash e Black Flag. Jeff Ament se esforça para fazer o ouvinte sentir a presença do baixo nas canções, mesmo que seja apenas a percepção do instrumento guiando a música ou criando a dinâmica dela.