Chad Gaylord Smith, nasceu em 25 de outubro de 1961, em Saint Paul, capital de Minnesota, EUA, sendo filho de Curtis e Joan Smith e tendo mais dois irmãos Bradley e Pamela. O baterista começou cedo, aos 7 anos, enquanto vivia com sua família em Bloomfield Hills, Michigan. Suas primeiras baterias foram montadas com objetos que seu pai recuperava do lixo. Começou efetivamente a ter aulas de bateria quando cursava a quarta série. Seu irmão Brad foi um dos responsáveis em fazer o pequeno Chad aumentar seu amor pela música. Este lhe mostrava bandas como o Led Zeppelin e o Deep Purple, com o baterista Ian Paice,  causando-lhe forte impressão, ao assistir, escondido de sua mãe um show da banda na TV.

Com apenas 11 anos, Chad já tocava em uma banda, a Conspiracy Rockin’, que tocava covers, junto com seu irmão Brad. A banda tocava em bailes escolares músicas do The Doors e do Led Zeppelin. Após esse período, Chad Smith passou por diversas bandas, como Tilt, Tyrant, Terence e E-Trian além de Toby Reed. Com este último chegou a gravar discos e saiu em tour como banda de apoio ao grupo Kansas. Durante esse período, Chad trabalhou em vários empregos para se sustentar.

Chad Smith na juventude

Em Detroit, também em Michigan, nos anos de colégio, entrou em cena com a banda Northstar, entre outras. Estudou na Andover High School e posteriormente formou-se pela Lahser High School, em 1980.

Sua primeira grande experiência profissional foi com a banda Pharaoh, com o percussionista Larry Fratangelo, que foi fundamental no aprendizado de Chad, uma vez que ele não sabia sobre a dinâmica e as construções de canções, apesar de se considerar um bom baterista.

Mesmo tendo gravado o álbum “Point of Entry” (1982) com a banda Pharaoh e “In The Light” (1986) com Toby Reed, Chad, que sonhava em tocar em uma grande banda, via que sua carreira não estava progredindo, uma vez que seus trabalhos não iam além de Detroit. Para perseguir suas aspirações musicais, decidiu mudar-se para uma área diferente do país, indo para o oeste, desembarcando em Los Angeles, Califórnia, onde imediatamente ingressou em uma escola de música, já aos quase 30 anos.

Chad Smith

Em 1988, através de um anúncio de jornal, Chad descobriu que uma banda underground universitária de nome Red Hot Chili Peppers, que já havia lançado seus 3 primeiros álbuns precisava de um novo baterista para substituir Jack Irons. Chad, então foi para o teste. Ele, que é muito grande, tendo 1,91m de altura, percebeu que os membros da banda eram muito baixinhos e isso o fez sentir-se estranho. Uma curiosidade sobre aquele primeiro encontro foi que apesar de achar que os caras fariam muito sucesso, não tinha muito interesse na banda e não sabia quase nada sobre eles, mas por causa de um contrato de gravação, resolveu arriscar participar do teste. O teste foi um improviso, uma vez que Chad não conhecia o material da banda e simplesmente começou a tocar e botar todo mundo pra sacudir, surgindo ali uma química. O Red Hot Chili Peppers encontrava seu baterista definitivo. Chad foi permitido entrar na banda com uma condição, imposta pelo vocalista Anthony Kiedis, que ele cortasse os cabelos. No dia seguinte, sem cortar os cabelos, Chad foi autorizado oficialmente a ingressar na banda, angariando o respeito dos membros pela sua personalidade em não ceder aos caprichos de Kieds. O primeiro álbum da banda com Chad Smith na bateria “Mother’s Milk” foi lançado no ano seguinte, tornando-se um sucesso.

Primeira formação do Red Hot Chili Peppers com Chad: Da esquerda pra direita: Flea, Anthony Kiedis, John Frusciante e Chad Smith
Red Hot Chili Peppers na indução ao “Rock’n’Roll Hall of Fame”: Da esquerda pra direita: Anthony Kiedis, Jack Irons, Cliff Martinez, Chad Smith, Josh Klinghoffer e Flea

Em 2012, Chad Smith e o Red Hot Chili Pepers foram induzidos ao Rock’n’nRoll Hall of Fame. Além de seu trabalho na banda californiana, Chad Smith se juntou a grandes feras do Rock para fundar o supergrupo Chickenfoot, ao lado de Sammy Hagar, Joe Satriani e Michael Anthony, gravando dois álbuns com a banda. Além deste, Chad também trabalhou em 4 dos últimos álbuns solo do ex-Deep Purple Glenn Hughes e ainda no projeto solo-instrumental Chad Smith’s Bombastic Meatbats, bem como outros trabalhos.

Chickenfoot: Da esquerda pra direita: Michael Anthony, Chad Smith, Sammy Hagar e Joe Satriani

Chad Smith entrou para o Guinnes Book, o livro dos recordes ao tocar a maior bateria do mundo com 308 peças. É considerado como um dos maiores bateristas do mundo, em listas especializadas.

Chad Smith
Encontre sua banda favorita