Nascido Paul David Hewson, em 10 de maio de 1960, em Dublin, Irlanda, ficou mundialmente conhecido pelo nome artístico Bono, vocalista da banda U2.
Bono foi criado em Glasnevin, um bairro de Dublin, capital da Irlanda. Filho de Brendan Robert e Iris. Seu irmão mais velho, Norman Hewson, foi criado na Igreja Anglicana e Bono, na Católica, por decisão dos pais. Seus primeiros anos na escola foi na Escola Nacional de Glasnevin. Perdeu sua mãe aos 14 anos, vítima de aneurisma cerebral. Diversas músicas do U2 têm em suas letras referência a esta perda, como “I will follow”, “Mofo”, “Out of control”, “Lemon” e “Tomorrow”. Em outras, como “Into the Heart”, “Twilight” e “Stories for boys” enfocam o tema da infância contra a maturidade.

Durante sua infância e adolescência, Bono estudou na Mount Temple Comprehensive School, uma escola multi-confessional em Clontarf, no norte de Dublin. Enquanto crescia ele passou a fazer parte de uma gangue de rua chamada Lypton Village. Essa quadrilha tinha um ritual de apelidos. Primeiro ele foi denominado Steinvic von Huyseman, depois apenas de Huyseman, que seguiu para Houseman, depois Bon Murray, Bono Vox da O’Connell Street e finalmente apenas Bono. A nomenclatura Bono Vox é derivada de “Bonavox”, que em latim significa “boa voz”. Bonavox era o nome de uma loja de próteses auditivas. O nome foi dado a ele como elogio por um amigo chamado Gavin Friday. Ele só aceitou ser chamado assim depois de saber que se tratava de um elogio, uma vez que numa primeira instância não gostava de ser chamado assim. Desde o final da década de 1970 ele é chamado por Bono, até por seus familiares.
Bono casou-se em 21 de agosto de 1982 com Ali Stewart, após a relação deles começar mesmo antes da formação de sua banda. O casal tem 4 filhos, as filhas Jordan Hewson, Memphis Eve e os filhos Elijah Bob e John Abraham.
A banda que se tornaria o futuro U2 foi formada em 25 de setembro de 1976, por Bono, que era vocalista, violonista e escrevia as letras, o guitarrista David Howell Evans, o The Edge, seu irmão mais velho Richard “Dik” Evans, também guitarrista e o baixista Adam Clayton, depois que eles responderam a um anúncio do baterista Larry Mullen Jr., que havia sido colocado por ele num mural da escola Mount Temple, com o objetivo de formarem uma banda de Rock.

Curiosamente, a banda era para fazer covers de outras bandas. Como não tinham condições de tocar bem as músicas que desejavam, começaram a escrever as suas próprias canções. Inicialmente, a banda se chamava Feedback, permanecendo assim por alguns meses, até que mudaram para The Hype, em março de 1977. O guitarrista Dik Evans deixou a banda nesta época para formar outra banda, de nome Virgin Prunes. Vale lembrar que David Bowie tinha uma banda chamada Hype, no começo dos anos 70. Todos ainda eram bem jovens, na faixa dos 16, 17 anos de idade. Após a saída de Dik, a banda resolve mudar de nome mais uma vez. Steve Averill, um músico de Punk Rock e amigo da família de Adam Clayton sugeriu alguns nomes, dos quais a banda escolheu U2, por ser um nome ambíguo, permitindo diversas interpretações. A banda, ainda em maio de 1978, gravou sua primeira fita demo, no Keystone Studio, em Dublin. O primeiro álbum “Boy”, foi lançado em 20 de outubro de 1980, sendo produzido por Steve Lillywhite, recebendo críticas positivas.
Bono escreve as letras para quase todas as músicas do U2, que geralmente são ricas em política e temas sociais, como também frequentemente fazem alusão a uma ligação religiosa. Durante os primeiros anos da banda, Bono era conhecido por seu tom rebelde que virou raiva, bem como discursos carregados de condenação contra a guerra religiosa em seu país, ocasionando até em ameaças, por parte do IRA (Exército Republicano Irlandês), sendo a banda até atacada numa ocasião por este. Nos últimos anos, muitas das experiências pessoais dos membros da banda também se tornaram fonte de inspiração para as letras das músicas do U2.

Bono também é conhecido por diversas atividades fora da música e usa a sua influência neste sentido, como seu engajamento filantrópico. Também é um empresário de sucesso, no ramo do entretenimento. Sua influência como ativista político tem feito com que se reúna com diversos chefes de estado para se envolver em campanhas que aliviam o sofrimento de povos do terceiro mundo. Seu apelido de “O rosto da filantropia de fusão” se dá ao fato de ele vir recrutando aliados poderosos, abrindo seu leque de possibilidades para incluir líderes de governo, instituições religiosas, organizações filantrópicas, a mídia popular e o mundo dos negócios, bem como para liderar novas redes de organizações de auxílio humanitário global.
Bono tem recebido diversos prêmios e honrarias ao longo dos anos, incluindo uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz. Com o U2, já foram mais de 22 Grammy Awards e até um Globo de Ouro pela canção “The Hands That Built America”, para o filme “Gangues de Nova York”. Em 2005, já na sua primeira indicação, a banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame. Bono também tem feito inúmeras colaborações com diversos músicos.
O último álbum lançado pela banda foi “Songs of Experience”, em 2017. Bono é um incansável e continua a sua luta usando a sua arte em busca de um mundo melhor e mais digno.
