Bill Kelliher, do MASTODON , foi o convidado principal do “The Rock Show With Johnnie Walker” da BBC , durante o segmento “Rock God” . Bill escolheu o guitarrista dos RAMONES  Johnny Ramone e afirmou sobre sua escolha : “Quando eu era um garoto jovem, todos os meus amigos e eu costumávamos ouvir muito VAN HALEN e SCORPIONS e ZZ TOP , e nós admiravamos todos aqueles guitarristas, mas nunca consegui tocar essas coisas. Mas quando ouvi Johnny Ramone, Percebi que, ‘Uau, esse cara está tocando apenas um acorde, um power chord.’ E logo percebi que todo mundo estava fazendo errado; todo mundo estava tentando ser Eddie Van Halen, enquanto eu disse, ‘Eu quero ser um compositor. Se Johnny Ramone pode escrever duzentas canções com os mesmos três power chords, então posso pelo menos escrever algumas. ‘ E foi exatamente isso que eu fiz. Quando eu tinha 15 anos, comecei minha primeira banda. Eu comecei a tocar com alguns amigos e fazer covers de RAMONES e coisas fáceis de punk rock e meio que aprendi ao longo do caminho. Então Johnny Ramone realmente me ensinou que você não precisa ser super proficiente na guitarra para ser um guitarrista incrível. Os RAMONES foi uma banda incrível. Eu os vi muitas vezes ao vivo crescendo no interior do estado de Nova York – eles passaram por muito tempo. Eles deram um show incrível. O jeito de tocar guitarra de Johnny Ramone era como ligar uma serra circular e não desligá-la. É por isso que acho que Johnny Ramone é um deus do rock. “

Ramone foi um membro fundador da banda punk seminal que entrou no cenário musical de Nova York em 1974. Johnny era conhecido por sua guitarra rápida e cheia de energia. Seu estilo consistia quase exclusivamente em golpes rápidos para baixo e formas de acordes de barra. Este estilo de jogo único e som semelhante ao de uma serra elétrica das partes de guitarra de Johnny foi altamente influente em muitos dos primeiros guitarristas de punk rock e o mantém listado em várias listas dos melhores guitarristas.

Em 15 de setembro de 2004, Johnny Ramone morreu em sua casa em Los Angeles aos 55 anos, após uma batalha de cinco anos contra o câncer de próstata.

No mês passado, MASTODON foi anunciado como um dos indicados para “Melhor Performance de Metal” no 64º Grammy Awards , que será realizado em 31 de janeiro de 2022, na Crypto.com Arena (antigo Staples Center) em Los Angeles, Califórnia.  Os progressistas foram nomeados por sua música “Pushing The Tides” , o primeiro single de seu último álbum, “Hushed And Grim” , que saiu em outubro.

A sequência de “Emperor Of Sand” de 2017 , “Hushed And Grim” foi gravada no West End Sound , que está localizado dentro de Ember City , a instalação de ensaio que os membros do MASTODON administram em Atlanta. Ajudando no esforço estava o produtor / mixer / engenheiro vencedor do Grammy David Bottrill , que já trabalhou com MUSE , DREAM THEATER e TOOL , entre muitos outros.

A arte “Hushed And Grim” foi criada pelo colaborador de longa data do MASTODON, Paul Romano , que também desenhou as capas de “Crack The Skye” , “Blood Mountain” , “Leviathan” e muito mais.

“Emperor Of Sand” estreou em sétimo lugar na Billboard 200. Esse LP foi indicado ao Grammy de 2018 de “Melhor Álbum de Rock” e sua faixa de abertura, “Sultan’s Curse” , ganhou o Grammy de “Melhor Performance de Metal . “