A banda capitaneada por Kiedis e Flea está caminhando para os 40 anos de atividade. O Rock e o Funk mesclados em um pacote de diversão, que tem se mantido sólido, apesar de alguns revezes e tragédias no caminho.
Nossos redatores elegeram as dez melhores músicas da carreira deste quarteto californiano. Leia e dê também a sua opinião!

10ª. Around the World (do disco Californication, 1999) – 33,5 pontos
É sintomático que essa lista abra com um furioso riff de baixo. O álbum “Californication” foi um sucesso de vendas e de criação, marcando a volta do guitarrista John Frusciante após alguns anos de ausência.

9ª. Aeroplane (do disco One Hot Minute, 1995) – 35 pontos
A participação do guitarrista Dave Navarro (Jane’s Addiction) no Red Hot foi breve, mas não por falta de química. A pegada de Dave casou bem com a banda e gerou um disco excelente. Suave e sinuosa, “Aeroplane” é uma canção que representa bem essa fase.

8ª. Scar Tissue (do disco Californication, 1999) – 47 pontos
A canção foi o primeiro single do álbum “Californication”. O disco marcou uma guinada da banda rumo a um caminho mais melódico e a música escolhida para iniciar sua divulgação deixa isso bem claro, arrebatando com um solo inspirado de Frusciante.

7ª. Can’t Stop (do disco By the Way, 2002) – 50 pontos
A banda possui clipes bem produzidos e criativos, mas o de “Can’t Stop” é provavelmente o mais surreal dentre todos.

6ª. By the Way (do disco By the Way, 2002) – 54,5 pontos
A música que abre o disco apresenta, logo após uma versão mais melódica de seu refrão, um ataque massivo de Funk Rock da maneira que o Red Hot Chili Peppers pratica como ninguém.

5ª. Suck My Kiss (do disco Blood Sugar Sex Magic, 1991) – 57,5 pontos
A primeira parceria da banda com o produtor Rick Rubin gerou um dos discos mais festejados da década de 90. “Suck My Kiss” está entre as composições mais emblemáticas de sua discografia.

4ª. Otherside (do disco Californication, 1999) – 59 pontos
O vídeo foi inspirado pelo Expressionismo Alemão e teve a ideia genial de colocar Flea tocando fios de alta tensão como se fossem as cordas do baixo. A canção faz referência ao falecido ex-guitarrista, Hillel Slovak.

3ª. Californication (do disco Californication, 1999) – 66,5 pontos
O sonho dourado californiano desconstruído em uma letra amarga e brutal.

2ª. Give It Away (do disco Blood Sugar Sex Magic, 1991) – 78 pontos
Dona de um solo de guitarra invertido na mixagem, “Give It Away” foi o primeiro single da banda a alcançar o topo das paradas, prenunciando o sucesso do álbum “Blood Sugar Sex Magic”.

1ª. Under the Bridge (do disco Blood Sugar Sex Magic, 1991) – 81 pontos
Rick Rubin viu o rascunho da letra e sugeriu que Kiedis a mostrasse para a banda. O vocalista não acreditava que aquele poema coubesse dentro do estilo dos Peppers. A história mostrou que Rubin tinha razão.

Redatores responsáveis pela votação: Marcos Gonçalves, Alexandre Temoteo, Helton Grunge, Vitor Sobreira, Anderson Frota, Daniela Farah, Renan Soares, Jessica Alves, Jessica da Mata, Alexandre Veronesi, Pedro Henrique, Mauro Antunes, Giovani Turazi, Alessandro Iglesias, Caio Cesar, Jennifer Kelly, Rafael Sgroi, Carlos H. Silva e Diego Reis.

Encontre sua banda favorita