Best of the Roadie Metal: as dez melhores músicas do Pink Floyd

A música do Pink Floyd desafia o estabelecimento de um nicho preciso onde enquadrá-la. Psicodélico e Progressivo são os mais próximos, embora ainda insuficientes.
Dez músicas, retiradas de seu catálogo, também não seriam suficientes para exemplificar o alcance de sua criação, mas ainda assim fizemos um esforço e selecionamos aquelas que poderiam ser consideradas como as mais emblemáticas. Prossiga na leitura e veja se concorda com nossas escolhas!

10ª Us and Them (do disco Dark Side of the Moon, 1973) 31 pontos
A música, composta em parceria por Roger Waters e Richard Wright, tornou-se a preferida de ambos dentro do álbum “Dark Side of the Moon”. Uma versão anterior da mesma, denominada “The Violent Sequence”, foi rejeitada pelo diretor Michelangelo Antonioni para a trilha sonora do filme “Zabriskie Point”.

9ª Echoes (do disco Meddle, 1971) 34,5 pontos
23 minutos de um meio termo entre o experimentalismo, a improvisação e a inserção de sons ambientes. “Echoes” é a soma de vários trechos que foram trabalhados separadamente e, depois, montados dentro de uma sequência que fizesse sentido para seus criadores.

8ª High Hopes (do disco The Division Bell, 1994) 42,5 pontos
Essa é a mais recente entra as canções apontadas nessa lista e trata-se de um clássico do Pink Floyd pinçado de sua fase final. “High Hopes” foi o destaque do álbum “The Division Bell”, fato apontado pelo próprio produtor Bob Ezrin, e foi coverizada, com bastante sucesso, pelo Nightwish.

7ª Dogs (do disco Animals, 1977) 46 pontos
A mais longa faixa do álbum “Animals” é apontada, por muitos, como uma das mais destacadas atuações de David Gilmour na guitarra.

6ª Shine on You Crazy Diamond (do disco Wish You Were Here, 1975) 51,5 pontos
A divisão em várias partes, dessa homenagem ao ex-integrante Syd Barret, foi a solução encontrada para estar no disco, pois a duração da mesma extrapolaria os limites que um lado do vinil poderia suportar.

5ª Money (do disco Dark Side of the Moon, 1973) 67 pontos
“Money” foi um single de grande sucesso e é considerada a música que teve mais execuções nos shows do Pink Floyd. Sua fama também se prolonga para a popularidade de sua linha de baixo, uma das mais reconhecíveis da história do Rock.

4ª Time (do disco Dark Side of the Moon, 1973) 75,5 pontos
“Time” é a única faixa de “Dark Side of the Moon” que é creditada a todo o quarteto, mas parte de seu encanto deve-se muito também a contribuição dos efeitos quadrifônicos inseridos pelo engenheiro de som Alan Parsons.

3ª Wish You Were Here (do disco Wish You Were Here, 1975) 85,5 pontos
Apesar de ter se tornado lugar-comum no repertório dos cantores de bar, essa balada mantém intacta a sua beleza e emoção, através da percepção que a falta que velhos companheiros nos fazem.

2ª Another Brick in the Wall (part II) (do disco The Wall, 1979) 95 pontos
Para uma boa parte de fãs mais antigos, sem acesso aos discos, mas com acesso a programação das FMs, essa canção foi a porta de entrada para o Pink Floyd, graças a sua alta execução diária. Um hino sobre a repressão escolar que originalmente seria mais curto, mas que foi trabalhado pelo produtor Bob Ezrin e submetido ao crivo de Roger Waters, que aprovou as alterações.

1ª Comfortably Numb (do disco The Wall, 1979) 116,5 pontos
A faixa possui um dos mais celebrados solos de guitarra de Gilmour, o que por si só já a destacaria. Sua letra foi adaptada para Pink, o personagem principal no conceito do álbum, mas remete a um fato real, quando Waters, acometido de hepatite, recebeu uma medicação para ter condições de subir ao palco e realizar um show ocorrido durante a turnê americana de 1977.

Redatores responsáveis pela votação: Marcos Gonçalves, Alexandre Temoteo, Helton Grunge, Vitor Sobreira, Anderson Frota, Bruno Rocha, Daniela Farah, Renan Soares, Flavio Farias, Jessica Alves, Aline Costa, Jessica da Mata, Alexandre Veronesi, Pedro Henrique, Mauro Antunes, Maria Clara Goé, Gustavo Troiano, Giovani Turazi, Alessandro Iglesias, Caio Cesar, Jennifer Kelly, Rafael Sgroi e Fernando Saldanha.

Encontre sua banda favorita