Best of the Roadie Metal: as dez melhores músicas do Angra

Texto e comentários por Aline Costa

Angra sem dúvida é uma das maiores bandas de heavy metal que existe no Brasil. Desde 1991 a banda surpreende os fãs com autenticidade, mistura de estilos, polêmicas e letras impactantes.
Gostando ou não do estilo, não há como negar que eles revolucionaram o Heavy Metal brasileiro e deixaram sua marca pelo mundo.
Veja as 10 melhores músicas eleitas por nossos redatores:

10a Lisbon (do disco Fireworks, 1998) 54 pontos
A música que consta no álbum Fireworks, último com a formação original, foi escrita por Andre Matos em Lisboa e teve como inspiração uma mendiga que estava pelos cantos da rua. Há 3 solos impossíveis de não se notar: de Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt e Andre Matos. Uma das curiosidades é que o início da música se originou de um despertador de Andre.

9a Make Believe (do disco Holy Land, 1996) 54,5 pontos
Uma das baladas mais incríveis já feita pela banda, veio também com um clipe que teve grande repercussão na época. A composição foi feita por Rafael Bittencourt e Andre Matos. Nela podemos sentir e ouvir a sensibilidade da voz de Andre, além da potência de seus falsetes.

8a Carolina IV (do disco Holy Land, 1996) 55,5 pontos
OBRA – PRIMA, assim podemos descrever Carolina IV. A música que começa com uma chocante mistura de estilos, nos chama atenção também pelo refrão cantado em português citando Iemanjá. Também há a parte instrumental que é totalmente rica e criativa, além de conter um trecho da música de Hermeto Pascoal e de ter um piano sensacional. É um espetáculo à parte.

7a Holy Land (do disco Holy Land, 1996) 55,5 pontos
A música que leva o nome do segundo álbum da banda, também não deixa de ter o seu brilho. Como podemos notar, o álbum é riquíssimo em histórias e músicas bem elaboradas. Acredito que seja o mais completo da banda. Afinal, Holy Land conta a história dos Portugueses quando chegaram ao Brasil em 1500.

6a Spread Your Fire (do disco Temple of Shadows, 2004) 56,5 pontos
Um dos clássicos da formação pós Andre Matos. A música com letra cheia de reflexões e enigmas, definitivamente marcou toda uma geração. Temos um coro à la Ópera, que deixou a música ainda mais intensa, além de começar totalmente acelerada, soando quase que uma explosão.

5a Rebirth (do disco Rebirth, 2001) 78 pontos
Veio para marcar a nova formação da banda. Uma das letras mais lindas já compostas por Rafael Bittencourt retratou exatamente o que a banda estava passando naquele momento. Vem com uma introdução intensa e calma e toda canção foi cantada com a alma.

4a Nova Era (do disco Rebirth, 2001) 80,5 pontos
Outra canção que entrou para os clássicos da banda. Possui riffs velozes das duas guitarras e uma bateria trituradora, além, de um refrão fácil de decorar, chegando a ser grudento.

3a Nothing to Say (do disco Holy Land, 1996) 91 pontos
Com baterias e solos de guitarra ímpares do começo ao fim, vemos em “Nothing to Say” mais uma preciosidade da banda. Conseguiram criar com maestria a mistura de heavy metal e música nordestina.

2a Angels Cry (do disco Angels Cry, 1993) 103 pontos
Música que leva o nome do álbum de estreia da banda e letra feita pela dupla Andre Matos e Rafael Bittencourt, veio também com arranjo de “Caprice no. 24” de Paganini (compositor e violinista italiano). Angels Cry vem em uma pegada mais dinâmica e com muitas referências à música clássica (marca registrada de Andre Matos). Sem deixar de pontuar as estruturas das guitarras feitas por Kiko e Rafael.

1a Carry On (do disco Angels Cry, 1993) 128,5 pontos
Letra de Andre Matos que acabou se tornando o Hino da banda, mesmo após mais de 25 anos de seu lançamento, continua no setlist como sendo obrigatória sua execução nos shows. Mais uma vez ressalto a dupla Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt que vieram com as guitarras mais do que em sintonia, além dos agudos e falsetes de Andre Matos. Temos um clássico para a vida toda.

Redatores responsáveis pela votação: Leandro Viana, Marcos Gonçalves, Alexandre Temoteo, Helton Grunge, Vitor Sobreira, Anderson Frota, Bruno Rocha, Daniela Farah, Renan Soares, Flavio Farias, Jessica Alves, Aline Costa, Jessica da Mata, Alexandre Veronesi, Pedro Henrique, Mauro Antunes, Maria Clara Goé, Gustavo Troiano, Giovani Turazi, Marcelo Sant’Anna, Alessandro Iglesias, Caio Cesar, Jennifer Kelly, Umberto Miller e Rafael Sgroi.

Encontre sua banda favorita