A reverenciada banda experimental de Black Metal Bergraven, da Suécia, lançará seu primeiro álbum, Dödsvisioner, em LP, no dia 1 de junho, com a gravadora sueca Nordvis. Originalmente lançado pela norte-americana Hydra Head Records há 11 anos, o disco terá seu primeiro lançamento em vinil no mês que vem. Os fãs podem pré-encomendar AQUI.
Confira um pouco da gravação de 11 anos atrás em seu formato original, abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=o4sPW8kDfqk
É difícil acreditar que onze anos se passaram desde que Bergraven, da Pär Stille, lançou o Dödsvisioner no bioma do Black metal. Impiedosamente experimental e ainda altamente afinado e focado, é um álbum que penetra no subconsciente como o melhor que o Black metal costuma fazer. Talvez a sensação mais marcante que você consegue ao ouvir este álbum é que riffs baseados em Doom, grooves idiossincráticos e interlúdios obscuros incluídos, você está experimentando o trabalho de uma mente aberta para integrar sons que são rarefeitos no gênero Black metal tradicionalmente. Seria difícil falar sobre Dödsvisioner sem um aceno na direção de Xasthur e Burzum antes deles, mas o black metal de Bergraven não é tão repetitivo e só às vezes tão hipnótico quanto esses antepassados. As sutis mudanças de ritmo e desvios experimentais vertiginosos que envolvem o Dödsvisioner pregam peças na mente do ouvinte, assim como as montanhas de onde vem a primeira parte do nome da banda podem desorientar e confundir os caminhantes cansados, tornando a loucura uma possibilidade distinta.
“Foi há mais de dez anos que escrevi a música mais sombria que pude. Eu fiz muitas demos, das músicas, tentando encontrar o equilíbrio perfeito entre a música audível e apenas lançar a morte e tristeza. Fui assombrado por pensamentos de morte dia e noite, dormindo e acordado. De muitas maneiras eu tive que fazer este álbum para deixar partes de todos esses pensamentos se eu fosse continuar vivendo uma vida um pouco normal. O álbum se tornou o último suspiro, a última hora de despertar, o último pensamento. Musicalmente foi a direção que eu queria com a banda e a adição de Perra atrás da bateria foi absolutamente incrível. O doomy slow groove e o surreal fill ins foram perfeitos e, se nada mais, Perra apareceu com o título do álbum uma noite quando estava no estúdio. Ele tinha a coragem perfeita para isso. Eu também estava em contato com Mannevond de KOLDBRANN e gostei muito do seu estilo vocal, então eu o convidei para ir ao estúdio e tentar misturar suas habilidades incríveis com o meu material. Foi totalmente incrível, às vezes me pergunto por que ele não fez todos os vocais. Eu ainda acho que o álbum é ótimo, contém muitas memórias privadas, mas hoje ele também cresceu fora da minha pessoa, como alguém fez. Isso me faz ainda mais feliz hoje e finalmente é lançado em vinil. Muito obrigado Nordvis por disponibilizar este álbum no melhor formato e com novas obras de arte! ”– Pär Stille.
Track Listing
01. Döende
02. Av saknad släcker jag ljuset
03. Ondkall
04. Känsla av livets nästa skede
05. Den svarta angstens essens
06. Det man med själen…
07. Ekot av bikt
08. Döende (en avslutning)
Membros da banda atual
Pär Stille (f.d Gustafsson) (vocal, guitarra e produção);
Andreas Johansson (baixo);
Johan Marklund (bateria)
Músicos convidados:
Perra Karlsson (bateria);
Mannevond (vocais);
Tore Stjerna (vocais)