Já tivemos anteriormente em 2010 um incidente com o frontman e compositor da banda Behemoth, Nergal, por despedaçar uma Bíblia em palco, proclamando-a como “Livro das Mentiras”. A situação teria sido denunciada por uma equipe religiosa que levaria o caso ao governo. Na época, o fato se escondeu entre panos quentes, mas a banda ficou um tempo sem se apresentar novamente na Polônia.
Novamente o governo polonês notifica o músico com uma declaração um tanto duvidosa. O estado afirmou que a banda estaria fazendo camisetas que denegrissem a simbologia do país, utilizando do brasão para que deteriorar a autoridade estatal. O brasão da Polônia é este aqui embaixo:
A imagem, que estaria estampada numa camisa da banda, vendida como merchandising, é essa aqui:
O governo teria forçado a banda a parar de vender as camisetas por estar profanando um símbolo nacional. Confira abaixo o depoimento de Nergal sobre o ocorrido:
“Então, aqui eu vou novamente. No caminho para o Ministério Público em Gdansk para ser questionado como um suspeito no caso ‘A república do infiel’. Eu e meu parceiro no ‘crime’ Maciek Manticore Gruszka está aparecendo também. Várias pessoas já foram questionadas, incluindo heraldistas que fizeram sua declaração clara: ESTE NÃO É UM EMBLEMA POLONÊS! Aparentemente, não é nulo para os tomadores de decisão no tribunal. Eles estão procurando um bode expiatório? Essa é outra tentativa do governo polonês de convencer Nergal e dar um exemplo para outros artistas? Qual é a mensagem escondida dessas ações? Posso perguntar? ‘Não foda conosco?’, ‘O emblema polonês e outros símbolos religiosos devem ser intocáveis?’, ‘A arte tem fronteiras estritas e você obedecerá a Nergal!’ Tempos estranhos, país estranho, vibrações estranhas… Não me sinto seguro e confortável aqui, devo admitir, mas eu me sinto culpado? Nem fodendo. Eu abraço a causa e sou um grande fã da lógica, portanto, é ÓBVIO que a águia que NÃO tem coroa não pode ser um emblema polonês. Ponto final. Infelizmente, paramos de vender camisas com este motivo (mas hey, JÁ é a camisa mais vendida em nosso catálogo! Huurraaay!) Mas o que faremos com os fãs que tatuaram ‘A república dos infiéis’ nas costas? Devemos prendê-los? Descarte a pele? Cobrir isso? Essas questões retóricas vou deixar aqui sem resposta e ir fazer o que eu faço melhor: ‘emputecer’ as pessoas estúpidas com arte sincera e honesta e nunca desistirei da minha LIBERDADE pra fazer isso. ‘Faze o que tu queres há de ser o todo da Lei’. Aproveitem o seu dia pessoal!”
É uma situação delicada. Querendo ou não, se uma simbologia fosse tão restrita não estaria em fandom. Arte é arte, seja ofensiva ou não. Não sei da situação da bancada religiosa no país, ou da presença da mesma em solos políticos. Não sei se o país é considerado laico. Vamos aguardar para ver no que vai dar. Infelizmente, era uma puta camisa.