Baterista do Killswitch Engage lança projeto Lybica

O baterista do Killswitch Engage, Justin Foley, revelou seu novo projeto musical. Trata-se de Lybica, uma força dinâmica e instrumental de três membros do sul da Flórida que combina perfeitamente a saborosa melodia de guitarra com um poderoso crunch metálico, levando o ouvinte a uma jornada musical épica de picos e vales onde as possibilidades são infinitas.

Junto com Foley, que além de atuar nas baquetas também toca guitarra, compõem o projeto o guitarrista Joey Johnson e o baixista Doug French. Hoje, a banda anunciou sua assinatura com a Metal Blade Records e compartilhou o vídeo de performance virtual da música “Ferment”.

O grupo se pronunciou: “Após a gravação, estávamos esperançosos de gerar qualquer tipo de interesse na gravadora. Ter a Metal Blade se apresentando e acreditando em nós foi inesperado e, honestamente, emocionante. Não poderíamos estar mais animados por fazer parte de um elenco tão incrível.”

Lybica foi concebido pela primeira vez em 2020, quando ficou claro para Foley que ele não passaria muito tempo com seus companheiros do Killswitch Engage. Os dias de quarentena ainda precisavam ser bem aproveitados e ele estava trabalhando em algumas demos que finalmente decidiu compartilhar com alguns amigos locais no sul da Flórida.

Ele disse: “Eu escrevi um monte de coisas que não se encaixavam nas estruturas musicais tradicionais, e eu sempre fui atraído por bandas onde os instrumentos fornecem ganchos, ao invés de depender de uma letra. Parecia um bom momento para começar algo novo e ver onde isso poderia dar.”

Foley já conhecia French e Johnson desde 2016 e eles falaram repetidamente sobre tocar juntos, mas nunca chegaram a focar nisso. Foley e French – ambos bateristas de profissão – frequentemente falavam sobre tentar algo diferente que permitisse que cada um saísse de trás do kit.

“Sempre quis tocar um instrumento de cordas”, compartilha French. “E o baixo parecia natural, já que é a outra metade da seção rítmica.”

Johnson cresceu fazendo shows por toda a Flórida, fortemente influenciado pelo punk antigo e, em seguida, pelo hardcore e pelo metal. “[As pessoas] em todos os lugares bons para tomar uma cerveja ficavam me perguntando se eu tinha conhecido Justin, já que sabem que eu faço música”, lembra ele. “Eu ouvi falar dele em nossa cidade por cerca de um ano antes de nos conhecermos através de amigos em comum. Nós nos demos bem quando começamos a falar [sobre] música instrumental”.

Quando French e Johnson finalmente receberam as demos de Foley, eles realmente gostaram do que ouviram. Por vários meses, os três trocaram músicas por e-mail enquanto aprendiam as partes, especialmente Foley e French nos instrumentos – guitarra e baixo, respectivamente – que eles não tinham experiência em tocar. Eles finalmente começaram a tocar juntos com as faixas de bateria das demos explodindo nos alto-falantes do PA. Em pouco tempo, eles tinham música suficiente para um disco completo e a direção da banda estava tomando forma.

O trio logo descobriu que eles tinham algo em comum além da música.

“Nós três somos pessoas bem grandes”, destaca Foley. “Então, só fez sentido chamar a banda de Lybica.”

Nomeado após uma pequena espécie de gato selvagem nativa da África que é amplamente considerada o padrinho do gato doméstico moderno, Lybica é a primeira espécie de felino conhecida a ser domada e domesticada por humanos.

Confira abaixo o vídeo de “Ferment”.

Fonte: Blabbermouth.neto

Encontre sua banda favorita