Misturar Power Metal e Folk já não é nenhuma novidade para a maioria dos apreciadores de música pesada. Mas e uma banda que destile ambos os estilos junto de música erudita, música barroca e ainda cantando no idioma esperanto? Isso poucos fazem, e o BaRok-Projekto entre esses raros.
A banda, oriunda de Catalão, em Goiás, vem lançando uma série de vídeos no YouTube a fim de registrar os bastidores das gravações do primeiro álbum de estúdio, que se chamará “Sovaĝa Animo” e será lançado no especial dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock.
Dessa vez os goianos apresentam as participações especiais que deixarão suas contribuições no vindouro trabalho. Todos profissionais experientes que exercem funções relevantes no meio musical e linguístico, e combinam com a proposta do BaRok-Projekto:
No que tange ao âmbito vocal, a faixa “Reĝino de La Nokto” trará as vozes – inclusive guturais – de Marlon Baco, líder da banda Volúpia di Baco. Já “Tauba Kaj Kerana” contará com a participação de Wesley Souza cantando as partes do baixo e tenor. Wesley é formado em música pela UFG e é membro da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Outro contribuinte é Rikardo Cash, estadunidense residente na França que trabalha como revisor gramatical de várias bandas que compõem em esperanto. Ele revisou as letras da banda e atuou nas narrações da introdução “Antaŭparolo de Prapatra Kaciko”.
Já no âmbito instrumental, a banda contou com Marco Aquilino no solo de guitarra da canção “Tauba Kaj Kerana”, mas sua participação não se restringiu a isso; Marco – que é proprietário do MStudio em Caldas Novas (GO) e já trabalhou com nomes como Cássia Eller, Mac Willian, Artur Maia e Lincoln Carvalho – também foi responsável pela captação dos instrumentos, mixagem, e ainda foi co-produtor. Miguel Brasil, por sua vez, tocou os teclados nas faixas “Droniga Pasio” e “Kaapora”. Miguel cursa música na UFG e faz parte das bandas Maíra Lemos e Black Birds.
Confira o vídeo:
O BaRok-Projekto iniciou suas atividades em 2007 e, desde então, já lançou dois EPs (“Bataltemp”, em 2007, e “Jen Nia Viv-River”, em 2015) e uma single (“La Plej Bona Casisto”, em 2013). No dia 13 de julho de 2016, o primeiro álbum de estúdio será lançado, o aguardado “Sovaĝa Animo”. A temática será voltada para a mitologia indígena brasileira. Abaixo é possível conferir a lista de faixas do disco:
01 – Antaŭparolo de Prapatra Kaciko
02 – Tauba kaj Kerana (Malbeno – Part I)
03 – Ĉe Ni Estas Abasai’
04 – Droniga Pasio
05 – Reĝino de La Nokto
06 – Sovaĝa Animo
07 – La Sep Filoj (Malbeno – Part II)
08 – La Sagoj de Ruda’
09 – Melodio de Akŭanduba
10 – Kaapora (Bonus Track)
11 – La Plej Bona Ĉasisto (Bonus Track)
E-mail: rmilhomem@hotmail.com
Links relacionados:
Roadie Metal Press
Facebook
Twitter
YouTube