Trabalhar dentro da linha progressiva do Metal é sempre andar sob uma linha tênue entre se perder em composições e musicalidades ou realmente criar um material tecnicamente bom e que agrade aos ouvidos mais rigorosos. O Awaiting Dawn, banda alemã, arriscou atravessar esta linha e apresenta seu primeiro trabalho após uma demo e uma EP: “Leave No Trace”.
Quer saber o que eu achei do disco composto por oito faixas. Foi muito pouco para um trabalho de estreia. O som do Awaiting Dawn é muito bom e dá um gostinho de querer ouvir mais da banda. Benjamin Reiter, comanda os vocais com maestria, seu timbre em algumas faixas me lembrou trechos do Angra, com André Matos, mas em um todo, a voz dele é bastante única e com forte personalidade encaixa perfeitamente dentro da proposta que a banda nos oferece.
No Progressivo quebrar tempos faz parte do processo, mas saber quebrar sem destruir as melodias é um segredo que o Awaiting Dawn parece ter aprendido ouvindo referências como Dream Theater, Pain of Salvation, Rush entre outros ícones. As composições são lindíssimas, principalmente as linhas de teclado comandadas por Peter Schnur.
Destaco “Torn” que abre o disco com uma ótima linha progressiva sustentada pelo bom baterista Felix Benz. A virtuosidade de “The Bountiful Colours of Black” faz com que esta segunda faixa seja, por mim, eleita a melhor do disco. É um som poderoso que alterna com partes melancólicas e repletas de emoções.
Continuam “And Heaven Full of Clouds”, “Breakout”, “The Machinery” e “Get Immune” outro destaque meu. Música bem trabalhada com equilíbrio entre o peso e o progressivo. Os vocais de Reiter são bastante cativantes e conseguem mostrar sensibilidade e força em toda a música.
Finalizando o trabalho “My Deepest Affliction” e “A Life Lost” uma linda balada, nos mostram que podemos ficar tranquilos em relação a continuidade do Progressivo. Há bandas que realmente sabem o que estão fazendo e se propõem a executar muito bem. Recomendado.
Formação:
Benjamin Reiter (vocal e guitarra);
Wolfgang Schneider (guitarra e vocal auxiliar);
Maik Seckler (baixo);
Felix Benz (bateria);
Peter Schnur (teclado e vocal auxiliar).
Faixas:
01 – Torn
02 – The Bountiful Colors of Black
03 – And Heaven Full of Clouds
04 – Breakout
05 – The Machinery
06 – Get Immune
07 – My Deepest Affliction
08 – A Life Lost