Aumenta o Som Aí #47: Mahabanda

by Helton Grunge

Hoje é dia de Aumenta o Som Aí! Se você ainda não conferiu as matérias anteriores e conheceu as bandas que já falamos aí, vai lá na busca do site e procura por Aumenta o Som Aí ou CLIQUE AQUI e conheça outras bandas que entraram no quadro! Não deixe de conferir! Tem muita banda boa para você conhecer!

Aumenta o Som Aí é um quadro que visa fazer matérias sobre bandas da cena underground e abrir portas para as mesmas. Antes este quadro fazia parte do Roadie Metal Indica, porém, devido a algumas mudanças e segmentações, este quadro fica exclusivo para apresentar bandas que já tenham algum material lançado e que queiram apresentá-lo. Na matéria de hoje você conhece o som de Mahabanda.

Mahabanda é uma banda de Rock and Roll formada em São Paulo – SP em 1999. A banda apresenta a sonoridade crua do Hard Rock aliada à poesia, grande inspiração vinda do pai do vocalista Rodrigo Roviralta: Raul Roviralta, pai do músico, era poeta e morreu precocemente em 1985.

Rodrigo Roviralta, amante da música e principalmente do Rock, viu nesta carreira uma oportunidade de fazer o que mais amava e aliar a algo que cresceu tendo contato: a poesia. Aliás, a música foi também uma ótima forma de o músico homenagear seu pai poeta.

Para falar das referências musicais, o vocalista Rodrigo Roviralta comentou: “Eu pessoalmente aprecio muitos estilos musicais diferentes além das vertentes do Rock ,é um caldeirão profundo. Em minha vida tive a presença quase diária de música clássica em casa assim como todas as vertentes da música brasileira”. Além disso, ele destaca que KISS e Frank Zappa são enormes referências em seu trabalho, sendo KISS sua “banda do coração”.

A banda lançou seu primeiro trabalho em 2004, o álbum Revolução Diagonal (2004). Em 2006 a banda chegou a gravar seu segundo trabalho, porém este não fora lançado e a banda deu uma pausa nas suas atividades. Em 2013 a banda retomou os trabalhos e decidiu regravar todo seu repertório, tanto do primeiro quanto do segundo álbum. Com isso, decidiram lançar seus trabalhos em formas de single nas plataformas digitais. Todas as músicas foram novamente trabalhadas e tiveram novos arranjos, algumas chegaram até a ter mudanças em suas letras. A primeira a ter esta mudança foi a Pressa do Tempo. Com 20 anos de banda, mesmo havendo uma pequena pausa, Rodrigo Roviralta destaca o trabalho criado e a importância da obra em sua vida e na vida dos demais integrantes do projeto.

Nos anos 90 o vocalista começou a compor, mas sem pretensão ou objetivo. A necessidade de se expressar e o amor pelo que fazia eram suficientes para que ele insistisse. Mesmo não tendo muito talento para fazê-lo na época, a música fora peça importante em sua vida, fazendo com que ele trabalhasse muito a parte criativa em sua vida e viesse a transformá-la em um projeto musical oficial anos depois: a Mahabanda.

O objetivo da banda é ir ao mais longe possível sem deixar sua essência e sem deixar de fazer o que mais amam: música e Rock and Roll. Esta arte é a extensão de cada músico sendo apresentada em forma de banda, em forma de música.

A banda já esteve em vários palcos pelo Brasil ao longo destes 20 anos: dos mais precários e insanos aos mais bem estruturados. Mas, sem dúvida, o momento mais marcante da banda foi o Tom Brasil 2017, quando fizeram a abertura do show de Ace Frehley, guitarrista, músico e grande ídolo de Rodrigo. Outro momento importante para a banda foi o show no Estúdio ShowLivre em 2018.

Rodrigo ainda destaca a dificuldade de fazer Rock autoral em um país como o Brasil e manter isto como um propósito de vida, mesmo 20 anos depois: “não digo que no resto do mundo seja fácil não, mas aqui na nossa terra parece que estamos mesmo (a tal da cena) num dos últimos degraus da solidão”.

Mahabanda quer agora fazer o maior número de shows possível e levar seu trabalho para o maior número de público possível, tocando por todo o Brasil e, também, pelo exterior. Segundo os próprios integrantes da banda, a razão de a banda existir é o próprio show, é esta celebração.

A formação atual da Mahabanda conta com Rodrigo Roviralta no vocal e guitarra; Edgar Zimmermann no baixo e no vocal; Lúcio Mendes na guitarra; Romulo Pereira na guitarra e Yvens Feix na bateria.

Para saber mais sobre a Mahabanda basta clicar nos links abaixo.

Facebook: https://www.facebook.com/RRoviralta/
Instagram: https://www.instagram.com/mahabanda/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCS51OcCzHkdlWgTfv9IFlEA
Spotify: https://open.spotify.com/artist/56QPOJBvJ9dlM8njmOh42J

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish