ATLANTIS: “A maior lição é não desistir e não deixar que desvalorizem sua banda” – Entrevista exclusiva

A “nova onda” do Heavy Metal brasileiro veio pra ficar! E um dos nomes que mais se destacam neste novo momento que o Metal nacional vive é, sem dúvida nenhuma, o ATLANTIS, banda natural de Jaraguá do Sul/SC, que vem chamando muita atenção pelas composições rápidas e oitentistas. Hoje conversamos um pouco com Tino Barth, guitarrista e vocalista, para saber um pouco mais dos atuais e futuros projetos do grupo, confira:

Primeiramente, muito obrigado pela entrevista! Fale um pouco sobre as influências do grupo? 

Tino Barth – Opa, nós que agradecemos a oportunidade da entrevista. Bom, nossas principais influências são as bandas do movimento N.W.O.B.H.M que rolou na Inglaterra no começo dos anos 80, bandas como Angel Witch, Iron Maiden, Diamond Head, Samson e por ai vai… Também bandas que surgiram nessa época em outros países e, atualmente, as bandas da nova onda de metal tradicional como Skull Fist, Ruler, Cauldron, Enforcer.

Vamos falar um pouco sobre o single “Lost in Time” e o EP “Hotter Than a Burning Church”, um único material físico que chegou ao publico esse ano. Como vem sendo a receptividade do público para este material?

Tino Barth – A procura é grande por esse material e logo, logo, as cópias vão acabar. Estamos guardando algumas para vender apenas nos shows então quem quiser garantir alguma é só aparecer em algum show ou entrar em contato com a banda.

Adquira aqui: https://sanguefrioproducoes.com/n/1377 

Quem trabalhou na parte gráfica? Conte-nos um pouco sobre a arte da capa? E seu lançamento, como foi?

Tino Barth – A parte gráfica do Single/EP foi feita pelo nosso irmão Thiago Boller da Fug Desing, que fez também a capa do single. Trabalho recomendadíssimo! Lançamos inicialmente apenas em versão digital, o lançamento físico foi em parceria com a Sangue Frio Records e a Cianeto Distro.

Qual a música dessa união (single e EP) que a banda sente que o público se identifica mais?

Tino Barth – Difícil (risos), mas acho que é “Stormbringer & Mournblade”, por ter uma pegada mais “speed” e ser mais agitada.

https://www.youtube.com/watch?v=hNOA7rKEisA

Como funciona o processo de composição das músicas? Todos participam? Ou um dos integrantes cria tudo e depois repassa aos outros membros?

Tino Barth – Na atual formação todos contribuem com ideias, alguém aparece com uma letra, criamos algo em cima ou vice versa. Estamos com uma sintonia muito boa para criarmos coisas novas juntos.

Fale um pouco sobre a cena catarinense?

Tino Barth – Atualmente vemos uma “cena” meio fraca, poucos eventos e muitas vezes quando tem evento a galera não comparece, deixa de apoiar… Vai entender esse pessoal, quando não tem evento reclama na internet, quando tem evento não sai da internet (risos).

Na opinião de vocês, qual é a importância da internet para as novas bandas, e qual foi o papel dela ao longo da carreira da Atlantis?

Tino Barth – A internet é um ótimo meio para ter seu som divulgado ao redor do mundo, ajuda demais a espalhar a nossa música, mas muitas vezes prejudica o fato de estar ali. Todos tem acesso e deixam de comprar o material que ajuda a banda a se manter. Com o Atlantis ajudou demais a divulgar nosso som por ai, mas ainda assim algumas coisas poderiam ser diferentes.

Com a experiência no underground, quais são as lições aprendidas?

Tino Barth – A maior lição é não desistir e não deixar que desvalorizem sua banda, muita gente que nunca teve banda e vem querer dar opiniões furadas e sem noção. E tocar por cerveja é uma coisa que não tem como aceitar hoje em dia, a banda rala tanto pra poder tocar os seus sons pro pessoal que curte e no fim das contas só recebe uma caixinha, e olhe lá, por se apresentar… Isso é foda.

Vamos falar um pouco de projetos futuros: o que os fãs do Atlantis podem aguardar para o restante de 2018?

Tino Barth – Estamos finalizando as composições do nosso primeiro full álbum, e vamos entrar no estúdio para as gravações ainda esse ano e o lançamento quem sabe no final de 2018.

Atlantis, muito obrigado pela entrevista! Sinta-se à vontade para deixar algumas palavras para os fãs.

Tino Barth – Nós que agradecemos a oportunidade da entrevista! Para os fãs, só temos a agradecer a todos que nos apoiam e fazem com que a gente continue nessa batalha! Nos vemos na estrada, abraço a todos!!!

Atlantis é:

Tino Barth – guitarra/vocal
Bruno Eggert – bateria
Fellipe França – baixo/vocal

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/AtlantisHeavyMetal
https://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Atlantis/18

Encontre sua banda favorita