Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine, com mais 100 artistas assinam carta conjunta endereçada à plataforma de streaming Spotify solicitando que a nova tecnologia de recomendação não seja utilizada.
Os artistas argumentam que a nova tecnologia que a Spotify quer implementar – de fazer sugestões tomando como base informações colhidas por meio de monitoramento de conversas privadas dos usuários – é perigosa e viola diversos direitos humanos como o direito à privacidade. Na carta, os artistas expressam preocupação com esse tipo de tecnologia que poderia manipular emoções, discriminar, violar intimidade e a segurança de dados dos usuários, assim como potencializar a desigualdade na indústria musical.
Os artistas são categóricos e pontuam: “Esta tecnologia de recomendação é perigosa, uma violação da privacidade e outros direitos humanos, e não deve ser implementada pelo Spotify ou qualquer outra empresa”. Eles pedem que o Spotify se comprometa a não utilizar essa tecnologia de recomendação e solicita que a empresa se posicione publicamente até 18 de maio.
A carta pode ser lida em sua integralidade no site StopSpotifySurveillance.Org.