Fundada em 1985 na capital Moscou, a banda russa Aria atravessou os anos 80 e 90 até se tornar um dos nomes mais bem-sucedidos da música daquele país. Boa parte do sucesso do Aria na Rússia se deve à voz e ao carisma de Valery Kipelov, que foi frontman da banda desde a fundação até sua ruptura em 2002, levando consigo um dos guitarristas e o baterista para formar uma banda solo.
O sucessor de Valery Kipelov no Aria foi o veterano Arthur Berkut, conhecido principalmente pelo seu trabalho a frente da banda de Prog Rock local Autograph. Berkut permaneceu na banda de 2003 até 2011 e gravou dois álbuns de estúdio, Baptised With Fire (2003) e Armageddon (2006), nos quais o Aria experimentou uma leve mudança de sonoridade rumo ao Power e ao Speed Metal.
Berkut deixou a banda em 2011 e desde então tem enfrentado o Aria nos tribunais pelo direito de cantar as músicas da banda ao vivo com sua atual banda solo. Na decisão mais recente, os tribunais russos decidiram em favor do ex-vocalista, garantindo a ele o direito de cantar quaisquer músicas do Aria, quer gravadas por ele, quer não, em seus shows solo.
Mas esta é somente uma das confusões envolvendo o Aria e Arthur Berkut. Um outro imbróglio envolvendo as duas partes é sobre a presença dos álbuns gravados por Berkut nas plataformas digitais. Existe um buraco na discografia do Aria nas plataformas de streaming referente aos álbuns Baptised With Fire e Armageddon, pois, para que estes álbuns possam estar presentes nas plataformas, é necessária a concordância de todos os integrantes envolvidos nas gravações e esta concordância nunca foi assinada por Arthur Berkut.
O Aria, para saciar os fãs que o escutam pelas plataformas, decidiu então tomar uma decisão ousada. A banda anunciou hoje que regravou completamente os dois álbuns em questão com a atual formação, que conta com o vocalista Mikhail Zhitniakov, e irá disponibilizá-los nas plataformas digitais a partir do próximo dia 16 de outubro. Não somente os vocais foram regravados, mas também toda a parte instrumental. A expectativa para as duas regravações fica por conta da performance de Zhitniakov, que já cantava várias músicas da “Era Berkut” ao vivo, e também pelas novas produções, que espera-se serem superiores às originais. A reação entre os fãs russos foi de euforia e de ansiedade com a notícia, muito embora também existam fãs que discordem da ideia, como é de costume por lá desde a saída de Valery Kipelov em 2002.
Enquanto os dois álbuns regravados ainda não aparecem nas plataformas digitais, confira no player abaixo a performance de The Hangman no DVD Guest From The Shadow Kingdom (2019). A versão original desta música é do álbum Baptized With Fire, gravado originalmente por Arthur Berkut. Além de Zhitniakov, formam o Aria os guitarristas Vladimir Holstinin e Sergey Popov, o baixista Vitaly Dubinin e o baterista Maxim Udalov.